A seleção brasileira de canoagem slalom fez bonito em Montgomery, Alabama, nos EUA, e conquistou oito medalhas em provas válidas pelo pan-americano da modalidade. Além disso, foram mais quatro pódios no ICF Ranking, que distribui pontos para o ranqueamento mundial do esporte. O torneio se estendeu da última sexta (21) até esse domingo (23).
![]() |
Foto: Reprodução/Instagram/Ana Sátila |
O primeiro compromisso internacional da canoagem slalom brasileira foi recheado de medalhas. Em preparação para as etapas de Copa do Mundo e o Mundial da modalidade, o Brasil foi com força total para a disputa do Pan-americano e ICF Ranking em Alabama. Ao todo, foram quatro vitórias e mais 8 medalhas de prata e bronze.
Na sexta (21), foram realizadas as provas do ICF Ranking, formato de evento que distribui pontos para o balizamento mundial do esporte. Na prova do caiaque masculino, Pepê Gonçalves foi o campeão, levando o primeiro ouro brasileiro nos EUA, enquanto Mathieu Desnos foi vice-campeão.
No caiaque feminino, Ana Sátila foi segunda colocada e ficou com a prata. Já na canoa feminina, Omira Estácia conquistou o bronze com o terceiro lugar. Mais quatro brasileiros entraram em ação na competição, Charles Correa foi quinto na final A da canoa masculina e Gerson Terres foi o 20° na final B. As irmãs Milena Sofia e Daniela Sofia terminaram a final B do caiaque feminino na 4ª e 5ª colocações, respectivamente.
Mais cinco pódios foram conquistados no sábado na prova do caiaque cross, válida pelo pan-americano e ICF Ranking. A primeira distribuição de medalhas foi na tomada de tempo, que baliza os atletas para o mata-mata que define os vencedores. Pepê Gonçalves, vice-campeão da Copa do Mundo de cross em 2024 por um ponto, venceu a prova e o segundo ouro em Alabama. Na disputa feminina, Ana Sátila foi prata e Omira Estácia bronze.
As irmãs Ana e Omira não alcançaram as finais do cross. Sátila não iniciou a fase eliminatória e foi eliminada. Já Estácia foi penalizada na semifinal e ficou fora do top-2 de sua bateria, não disputando o pódio. Entre os homens, Mathieu Desnos aproveitou faltas de Pepê para conquistar o título, enquanto Gonçalves foi medalhista de prata.
Fechando a programação, as provas de contra-relógio do Pan-americano foram contestadas. O único ouro foi de Omira Estácia, na canoa feminina. No caiaque, Omira ficou com a terceira posição na final B. O Brasil conquistou mais duas pratas, com Ana Sátila e Mathieu Desnos no caiaque feminino e masculino, respectivamente.
0 Comentários