![]() |
Fotos: Divulgação/CBCa |
O Brasil demonstrou sua força nas águas de Montgomery, nos Estados Unidos, onde foram realizadas duas competições conjuntas: o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross 2025, e também a disputa de uma etapa do ICF Ranking. Com uma atuação positiva, a delegação brasileira encerrou a competição conquistando um total de 26 medalhas, sendo 8 de ouro, 7 de prata e 11 de bronze.
O evento reuniu atletas de diversos países das Américas, além de convidados de outros continentes que disputaram pontos para o ranking internacional. No primeiro dia, válido para o Ranking ICF, o Brasil garantiu 10 medalhas contra competidores de alto nível de diferentes partes do mundo. Já no sábado e domingo, com as provas exclusivas do Pan-Americano, os brasileiros voltaram ao pódio mais 16 vezes.
A edição deste ano também marcou algumas novidades importantes: pela primeira vez as disputas de Time-Trial passaram a valer medalha, mudança que se tornará permanente a partir do ciclo olímpico de Los Angeles 2028. As disputas válidas pela ICF desta temporada já valerão pódio também.
Outra novidade é a inclusão da Final B. Sendo assim, haverá um número X de atletas classificados para a Final A, e outro X para a Final B, dando mais uma oportunidade de subir no ranking da disputa para os canoístas que não foram finalistas.
Destaques Brasileiros
Ana Sátila celebrou sua participação com quatro medalhas, duas de ouro e duas de prata: "Finalizando a disputa em Montgomery com um saldo muito positivo. Muito feliz com minha performance, acho que é um ótimo começo para uma temporada que promete bastante. Agradeço à CBCa e ao COB por todo o suporte para que estivéssemos aqui representando o Brasil."
Omira Estácia, que também brilhou na competição com quatro medalhas, ressaltou a importância da conquista: "Feliz com meu desempenho aqui no Pan dos Estados Unidos. Agora é foco total, porque temos mais desafios pela frente."
Pedro Gonçalves, o Pepê, subiu três vezes ao lugar mais alto do pódio e ainda conquistou uma prata: "Saldo extremamente positivo aqui nos Estados Unidos, tanto para o Pan quanto para o Ranking Mundial. Foram três dias de disputas intensas neste início de temporada, com dois ouros pelo ranking ICF e mais um ouro e uma prata pelo Pan. Essa é nossa! Essa é do Brasil!"
Mathieu Desnos também se destacou, faturando quatro medalhas: "Muito feliz com o resultado no Pan-Americano, conquistando dois ouros e duas pratas. É sempre um orgulho representar o Brasil e já seguimos focados nos próximos desafios."
A jovem promessa Milena Sofia comemorou seu desempenho, encerrando o torneio com quatro medalhas:"Saio de Montgomery com ótimos resultados, atingindo meu objetivo. Agora é me preparar para a próxima etapa do Ranking ICF. Agradeço a todos pelo apoio e torcida!"
Já Gerson Terres garantiu duas medalhas, uma prata na Canoagem Slalom e um bronze no Caiaque Cross: "Muito feliz por encerrar o campeonato com duas medalhas. Agora é trabalhar firme para o próximo desafio do Ranking ICF, que será aqui mesmo nos Estados Unidos."
O jovem Davi Santiago também brilhou ao conquistar dois bronzes no Time-Trial do Caiaque Cross, um pelo Pan-Americano e outro pelo Ranking ICF: "Encerrando minha participação aqui e já pensando na preparação para a próxima semana. Conto com a torcida de todos!"
Charles Corrêa, medalhista de bronze na Canoagem Slalom Júnior, destacou a dificuldade da competição, mas já mira os próximos desafios: "Foi um dia de competição intenso e cansativo, mas graças a Deus consegui a medalha de bronze. Cometi alguns erros na pista, mas agora é focar na evolução, porque já temos mais disputas pela frente, com competição em Oklahoma no próximo fim de semana."
Próximos Compromissos
A delegação brasileira segue em solo americano e já se prepara para a disputa no próximo final de semana (28 a 30 de março) do Ranking Mundial ICF, em Oklahoma. A competição é válida para a contagem de pontos para o ranking internacional de canoagem.
RESULTADO DOS BRASILEIROS
SÊNIOR
Ana Sátila Vargas:
1° Lugar - K1 – Pan-Americano
1° Lugar Caiaque Cross – Pan-Americano
2° Lugar – K1 – Open Ranking ICF
2° Lugar - Caiaque Cross - Open Ranking ICF
Mathieu Victor Charly Desnos:
1° Lugar – Caiaque Cross – Pan-Americano
2° Lugar – Canoagem Slalom – Pan Americano
1° Lugar – Caiaque Cross – Open Ranking ICF
2° Lugar – Canoagem Slalom – Open Ranking ICF
Pedro Henrique Gonçalves da Silva (Pepê):
1° Lugar – Time-Trial - Caiaque Cross – Pan-Americano
2° Lugar – Caiaque Cross – Pan-Americano
1° Lugar – Canoagem Slalom – Open Ranking ICF
1° Lugar – Time-Trial – Caiaque Cross – Open Ranking ICF
Omira Maria Estacia Neta:
1° Lugar – Canoagem Slalom – Pan-Americano
3° Lugar – Caiaque Cross – Pan-Americano
3° Lugar – Canoagem Slalom – Open Ranking ICF
3° Lugar – Time-Trial – Caiaque Cross – Open Ranking ICF
JÚNIOR
Charles Fernando Corrêa:
3° Lugar – Canoagem Slalom – Pan Americano
Davi Santiago dos Santos Ribeiro:
3° Lugar – Time-Trial – Caiaque Cross – Pan-Americano
3° Lugar – Time-Trial – Caiaque Cross – Open Ranking ICF
Milena Sofia:
2° Lugar – Canoagem Slalom – Pan-Americano
3° Lugar – Caiaque Cross- Pan-Americano
3° Lugar – Time-Trial – Caiaque Cross – Pan-Americano
3° Lugar – Time-Trial – Caiaque Cross – Open Ranking ICF
Daniela Sofia:
3° Lugar – Canoagem Slalom – Pan-Americano
Gerson Terres de Oliveira Junior:
2° Lugar – Canoagem Slalom – Pan-Americano
3° Lugar – Caiaque Cross – Pan-Americano
0 Comentários