![]() |
Alessandra Cabral/CPB |
A Seleção Brasileira de paraesgrima conquistou uma medalha de prata, com o gaúcho Jovane Guissone, e uma de bronze, com a piauiense Raíssa Veras, nesta quinta-feira (20) primeiro dia da etapa de São Paulo da Copa do Mundo da modalidade. A competição é disputada no Centro de Treinamento Paralímpico. O Brasil é representado por 19 atletas na competição, que vai até sábado (22).
A medalha de prata de Jovane veio na disputa do florete masculino B, durante os combates da tarde. No combate final, o gaúcho enfrentou o italiano Michele Massa e foi superado por 15 a 9. A campanha do atleta brasileiro foi de seis vitórias em sete duelos. Jovane é medalhista de ouro na espada dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e tem uma medalha de prata na mesma arma nos Jogos de Tóquio 2020. Ele teve uma lesão na medula aos 22 anos causada por disparo de arma de fogo durante um assalto. Três anos depois, passou a treinar esgrima e se identificou com a modalidade.
“Eu trabalhei muito de janeiro para cá, pensando nessa competição em casa, no Brasil, com a força do público. Sei que e uma competição dura, todos querem ganhar, e eu queria fazer meu melhor resultado, levar uma medalha, de preferência de ouro. O caminho é longo, mas vou buscar o melhor resultado, “, disse Jovane.
A medalha de bronze de Raíssa, de apenas 18 anos, veio no sabre feminino A. A atleta chegou até as semifinais, quando foi superada por Nino Tibilashvili, da Geórgia, por 15 a 8. Raíssa, que esteve na delegação que competiu nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, foi submetida à amputação do pé esquerdo, causada após a tentativa de correção de uma má-formação congênita. Conheceu o Movimento Paralímpico a partir de um projeto de extensão oferecido pela Unicamp.
“Eu estou super feliz. Incrédula para falar a verdade. Estava com medo de enfrentar a Gemma Collis [adversária britânica das quartas de final] no sabre pela primeira vez, não sabia o que esperar do jogo. Até que comecei a embalar e pensei ‘agora vai”, as ações estavam dando certo. Na semifinal, contra a medalhista de bronze dos Jogos Paralímpicos de Paris, consegui pegar algumas coisas que deram certo que vou poder levar adiante”, afirmou Raissa.
As disputas da Copa do Mundo continuam nesta sexta-feira, 21, com disputas de sabre masculino e espada feminino.
0 Comentários