A judoca Mayra Aguiar anunciou, nesta quinta-feira (26), a aposentadoria do judô de alta performance em conta pessoal do Instagram. A brasileira é dona de três bronzes olímpicos e três ouros em campeonatos mundiais, sendo sete medalhas ao todo. A última competição de Mayra foram os Jogos Olímpicos de Paris-2024, na França, quando perdeu na estreia.
Foto: Sérgio Moraes/Reuters |
Os primeiros passos da brasileira nos tatames começaram na seleção sub-20 com 14 anos. Aos 16, já teve sua primeira medalha entre os adultos ao conquistar a prata nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, no Brasil.
Na longa carreira, Mayra disputou cinco olímpiadas, Pequim 2008 (China), Londres 2012 (Inglaterra), Rio 2016 (Brasil), Tóquio 2020 (Japão) e Paris 2024 (França). A marca de cinco edições consecutivas é única no judô brasileiro, além disso, Aguiar conquistou três bronzes individuais, em Londres, Rio e Tóquio.
Além disso, a atleta da Sociedade de Ginástica Porto-Alegrense (SOGIPA) é a única brasileira a ter medalhas em três edições olímpicas e três títulos em esportes individuais conjuntamente. Em campeonatos mundiais, a brasileira conquistou sete pódios, sendo 3 ouros, uma prata e 3 bronzes, além de quatro medalhas em mundiais júnior (um ouro, uma prata e dois bronzes).
O currículo de Mayra também ganhou a adição da conquista dos Grand Slams de Paris, em 2012 e 2016, e de Tóquio, no ano de 2023, sua última participaçã em torneio da Federação Mundial de Judô (IJF). Em comunicado na rede social, a judoca comentou sobre os anos de dedicação ao esporte:
"Vivi muito intensamente o judô desde os meus 14 anos, quando entrei pela primeira vez na Seleção Brasileira principal. Com apenas 16, disputei meus primeiros Jogos Pan-Americanos e, aos 17, minha primeira Olimpíada. Foi pesado. São quase 20 anos no esporte de alto rendimento, suportando viagens, lesões e uma rotina de treinos muito intensa. Agora, vou descansar um pouco e pensar no futuro."
0 Comentários