Últimas Notícias

Sul-coreano campeão olímpico no tiro com arco em 2012 anuncia aposentadoria

Sul-coreano campeão olímpico no tiro com arco em 2012 anuncia aposentadoria
Foto: Federação da Coreia do Sul de Tiro com Arco



Campeão olímpico nos Jogos de 2012, o arqueiro sul-coreano Oh Jin Hyek se aposentou oficialmente do esporte, aos 43 anos.

Ele foi o primeiro homem coreano a se tornar campeão olímpico individual.

Oh havia anunciado anteriormente que sua carreira chegaria ao fim em abril, mas ele finalmente recebeu uma despedida formal da federação coreana de arco e flecha em 23 de setembro em seu torneio nacional anual all-star.

Sua carreira de florescimento tardio foi notável por sua longevidade e seu estilo de tiro não convencional, projetado em torno de sua estrutura única.

Oh já tinha trinta anos e só havia entrado para a seleção nacional pela primeira vez em 2009. Pelos padrões coreanos, ele era um veterano de longa data, mas seria Oh quem finalmente passaria por uma série difícil de partidas para levar o maior prêmio de todos em Londres.

Ninguém pareceu mais surpreso do que ele.

"Quando eu era mais jovem, imaginava ser um medalhista de ouro nas Olimpíadas", ele disse depois. “Mas com o passar do tempo, meus resultados não foram bons o suficiente para chegar às Olimpíadas.”

“Foi um longo caminho até chegar a esse momento. Eu não queria me arrepender. Atirei cada flecha como se fosse a última. Eu não esperava isso de jeito nenhum.”

Além da vitória olímpica, ele levou o título da Final da Copa do Mundo de Tiro com Arco de 2013 e o título individual dos Jogos Asiáticos de Incheon 2014, além de muitas medalhas de ouro por equipe em competições internacionais.

Uma de suas maiores frustrações foi nunca ter conseguido vencer o Campeonato Mundial de Tiro com Arco individual — ele levou uma medalha de prata na competição em 2011 e 2013.

Ele perdeu por pouco a chance de fazer parte da equipe coreana para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 — segundo ele, por apenas uma flecha.

Apesar de sugerir que sua carreira poderia ter acabado em 2015, e de lutar contra problemas de ombro de longo prazo mais de uma vez, Oh conseguiu entrar para a linha de frente das equipes coreanas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, realizados em 2021, e os Jogos Asiáticos em 2022.

Ele ganhou medalhas de ouro por equipe em ambos.

O veterano tentou, mais uma vez, entrar para a equipe olímpica durante as seletivas coreanas em 2024, conseguindo ficar entre os oito últimos.

“Arqueiros mais jovens conseguirão se sair melhor”, ele disse após o término das seletivas. “Desejo o melhor para eles.”

Oh já havia trabalhado como jogador-treinador para sua equipe profissional, Hyundai Steel, e, assim como seu ex-companheiro de equipe Im Dong Hyun, está se tornando um treinador de arco e flecha em tempo integral.

Assim como Im, que treinou a equipe masculina para o ouro em Paris 2024, a história olímpica de Oh Jin Hyek pode não ter acabado ainda.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar