Badminton, críquete, hóquei sobre a grama e tiro esportivo foram algumas das modalidades excluídas da competição programada para a cidade de Glasgow, na Escócia
Com a retirada de alguns esportes o temor é a Índia não ter muito sucesso na Commonwealth 2026 - Foto: Reuters |
Os Jogos da Commonwealth 2026 programado para a cidade escocesa de Glasgow está mais uma vez em envolvida em polêmicas. Desta vez a Índia, país tradicional na competição, está reclamando da exclusão de alguns esportes que tradicionamente dão muitas medalhas para os indianos. Badminton, críquete, hóquei sobre a grama e tiro esportivo são alguns das modalidades que não faram parte na próxima edição.
A retirada de alguns esportes tem o objetivo de reduzir os custos, tendo em vista que a cidade-sede foi trocada pelo mesmo motivo. Antes a cidade escolhida para sediar os Jogos era Victoria, na Austrália, mas por razão financeira Glasgow tomou o posto para 2026.
Com a exclusão, a Índia vê suas principais chances de medalhas jogadas para fora. Gagan Narang, vice-presidente da Associação Olímpica Indiana, expressou frustração especial com a remoção do tiro, esporte no qual a Índia ganhou três medalhas nas Olimpíadas de Paris. "Também estou desapontado que mais algumas modalidades que são perspectivas de medalha para a Índia não figuram na lista de esportes para a Commowealth 2026", disse o ex-atirador. "A competição sempre foi um evento de destaque no calendário esportivo indiano, e é desanimador ver os Jogos sendo diluídos com menos esportes."
A organização do evento disse na última terça-feira, 22, que a redução nos esportes são por causa de não haver financiamento público na edição. "Glasgow 2026 terá toda paixão e alegria que sabemos que os Jogos da Commonwealth oferecem, mesmo que seja para ser mais leve e enxuto do que algumas edições anteriores", disse o CEO dos Jogos da Commonwealth na Escócia, Jon Doig.
0 Comentários