Últimas Notícias

Austrália lamenta redução dos Jogos da Commonwealth 2026

Austrália lamenta redução dos Jogos da Commonwealth de 2026
Foto:Reprodução/Instagram

Com os Jogos da Commonwealth de Glasgow 2026 programados para acontecer em um formato fortemente reduzido, vários esportes foram retirados do programa, fazendo com que países como a Austrália lamentassem a perda de esperanças de medalhas importantes.


A Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF) confirmou hoje oficialmente que os Jogos da Commonwealth de 2026 acontecerão em Glasgow, faltando menos de dois anos para sua Cerimônia de Abertura em 23 de julho. Isso ocorre depois que a cidade de Glasgow recebeu o sinal verde do governo escocês no mês passado, lançando a 23ª edição do evento como uma tábua de salvação.


Os planos estão no ar desde que Victoria cancelou os planos de sediar no ano passado, citando custos crescentes, e o CGF tem lutado para encontrar um substituto. Uma tentativa inicial de resgate para mantê-lo na Austrália fracassou quando a Gold Coast se retirou, tendo-se mostrado promissora. A Malásia então discutiu uma possível versão reduzida, mas logo considerou impossível e Cingapura seguiu o exemplo, negando sua elegibilidade como anfitrião, ambos atribuindo isso a restrições de tempo, custos e uma oferta insuficiente de financiamento.


Os Jogos da Commonwealth da Austrália (CGA) prometeram apoio multimilionário para a candidatura de Glasgow aos Jogos de 2026 e, com a aprovação do governo escocês, os Jogos da Commonwealth agora retornarão a Glasgow apenas 10 anos após a última vez que sediaram em 2014.


Em abril, os Jogos da Commonwealth da Escócia (CGS) revelaram que haviam desenvolvido uma estratégia "econômica" para garantir o futuro dos Jogos da Commonwealth com uma versão reduzida que reduziria fortemente os jogos dos 19 que aconteceram nos Jogos da Commonwealth de Birmingham 2022 para cerca de 10.


Como esperado, hoje, juntamente com o anúncio de sua realização em Glasgow, veio a revelação de quais esportes seriam excluídos como parte da redução necessária.


O formato revisado cortará nomes como rugby sevens, críquete, hóquei, badminton, tênis de mesa, squash e luta livre, representando um grande golpe para as esperanças de medalha de vários países. Para a Austrália, a decisão de cortar o hóquei roubou as chances de prováveis medalhas.


As seleções nacionais australianas de hóquei ganharam 11 medalhas de ouro desde que o hóquei foi adicionado em 1998, enquanto a equipe nacional masculina, os Kookaburras, permanece invicta nos Jogos da Commonwealth.


"É um anúncio decepcionante, não apenas para o hóquei, mas para todos os esportes que perderam o formato reduzido", disse o CEO da Hockey Australia, David Pryles. "Sempre houve muita pressão sobre a Federação dos Jogos da Commonwealth, faltando menos de dois anos para os Jogos em Glasgow, e sei que me junto a todos os nossos compatriotas da Commonwealth para dizer que esperamos que este seja um ajuste temporário no cronograma dos Jogos."


"Temos um forte relacionamento com os Jogos da Commonwealth da Austrália e estamos ansiosos para trabalhar com eles e sabemos que eles farão um trabalho fantástico na defesa de uma Força Total nos Jogos no futuro, o que inclui o hóquei", continuou Pryles. "No curto prazo, certamente sentirei falta de ver os Kookaburras e Hockeyroos no pódio. As imagens de nossas equipes em verde e dourado cantando o hino nacional com suas medalhas em todos os Jogos desde o início do hóquei em 1998 continuam sendo uma parte orgulhosa da história esportiva australiana e de nossa história no Hockey Australia.


A Hockey Australia, juntamente com a England Hockey, Scottish Hockey, Hockey Wales, Hockey India e Hockey New Zealand, enviaram uma carta co-assinada à Federação Internacional de Hóquei (FIH) incentivando-os a fazer lobby pela inclusão do hóquei depois que ficou claro que a próxima edição provavelmente seria reduzida.


Apesar da carta, o hóquei não foi escolhido como um dos esportes que estarão presentes nos Jogos da Commonwealth de Glasgow 2026 e se junta a outros 10 esportes que agora serão excluídos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar