Últimas Notícias

João Fonseca ganha, mas Brasil perde para Países Baixos e fica em situação muito difícil na Copa Davis

O Brasil voltou a Unipol Arena, em Bolonha na Itália em menos de 16h após o fim do último jogo. Ontem (11), o Brasil encerrou a sua participação contra a Itália já passava de 00h15 (horário italiano). Depois de perder por 2 x 1 para os donos da casa e atuais campeões da competição, os brasileiros encararam os neerlandeses e precisavam da vitória para continuar vivos na competição. Foi o confronto entre os derrotados da primeira rodada.

João Fonseca ganha, mas Brasil perde para Países Baixos e fica em situação muito difícil na Copa Davis
João conquista sua primeira vitória em Copa Davis. Foto: CBT/André Gemmer.

O jovem carioca João Fonseca encarou Botic van de Zandschulp #68 que recentemente venceu Carlos Alcaraz na 2ª rodada do US Open em 3 sets a 0. Zandschulp tinha vencido na estreia da Davis, sendo esta a única vitória da equipe neerlandesa até então. João entrou muito mais leve - passada a estreia - e jogou de forma muito sólida, não deu nenhuma chance para o adversário, sequer dando oportunidade de break point. Com o triunfo, o brasileiro conquistou a sua primeira vitória em Copa Davis.

Fonseca venceu em sets diretos com parciais de 6/4 quebrando o saque do adversário no último game da parcial, e 7/6³ num tie-break muito seguro. João fez 8 aces e teve um percentual de pontos vencidos com o primeiro saque de 84% e 73% com o segundo, contra 79% e 39% de Botic. João ainda disparou 24 winners e cometeu 18 erros não forçados, contra 11 winners e 28 erros não forçados do adversário.

O cearense Thiago Monteiro depois de uma batalha de quase 4h contra o italiano Arnaldi ontem (12), já teve que jogar novamente com pouquíssimo tempo de descanso e recuperação. O adversário da vez foi Tallon Griekspoor #39. Visivelmente cansado, Monteiro perdeu em sets diretos (7/6² e 6/4). Fez boa partida apesar de todo o desgaste, mas o Griekspoor estava mais inteiro e se sobressaiu, principalmente no segundo set. O holandês efetuou 14 aces e teve 91% de pontos conquistados com o primeiro serviço, além disso, ele não concedeu nenhuma chance de quebra para o Thiago.


Rafael Matos e Marcelo Melo enfrentaram Koolhof/Zandschulp precisando vencer para dar a vitória para o Brasil. Na noite anterior, os brasileiros venceram a fortíssima dupla italiana formada por Bolelli/Vavassori em um jogo com dois tie-breaks e 2h53. Num primeiro set equilibrado, a dupla adversária quebrou os brasileiros fazendo 4/3 e saque. Eles precisaram de 6 set points para confirmar a vitória em 6/4.

Koolhof/Zandschulp abriram 4/2 no segundo, os brasileiros devolveram a quebra e conseguiram levar o jogo para o tie-break com um Rafael Matos chamando a responsabilidade e jogando muito, desde o começo do set, o veterano Marcelo Melo parecia cansado e muito errático. No tie-break, os brasileiros abriram 0-2, mas com 4 erros não forçados seguidos do Marcelo (sendo dois voleios colado na rede de cima pra baixo), os neerlandeses viraram e fecharam em 7-5. 

Com a derrota por 2 x 1, o Brasil precisa de um relativo milagre para conseguir a classificação. Vai precisar vencer a Bélgica no sábado (14) às 10h (horário de Brasília), de preferência por 3 x 0, e torcer por uma combinação de resultados que começa pela Itália vencendo a Bélgica pelo placar que for amanhã (13), e os Países Baixos por 3 x 0 no domingo (15). 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar