Últimas Notícias

Pinheiros é campeão do Troféu José Finkel de Natação


Pinheiros é campeão do Troféu José Finkel de Natação
Foto: Sátiro Sodré/CBDA



O Troféu José Finkel de Natação chegou ao fim no sábado (17) no parque aquático da Swim Floripa, no Jurerê Sports Center, em Florianópolis (SC). O Esporte Clube Pinheiros foi consagrado como o grande campeão da competição, que também funcionou como seletiva única para o Campeonato Mundial de piscina curta, que acontecerá em dezembro deste ano em Budapeste.

Para conquistar o título geral, o Esporte Clube Pinheiros acumulou um total de 2.385,50 pontos ao longo da competição. A Unisanta ficou com a segunda colocação (2.134,50), o Minas Tênis Clube assegurou a terceira colocação com 1.989,00 pontos. Em quarto ficou o time do Flamengo e em quinto geral o time do Corinthians. A competição marcou o retorno do Troféu José Finkel a Santa Catarina após 15 anos, a última vez foi em 2009, em Palhoça.

A Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial de Piscina Curta será definida nos próximos dias pela Confederação, que emitirá um comunicado oficial. Para se classificarem, os atletas deveriam atingir o índice A apenas nas finais A da competição. Além disso, eles serão escolhidos de acordo com a posição no ranking mundial de piscina curta de 2022. 

Atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 marcaram presença no evento, como Maria Fernanda Costa, a Mafê da Unisanta, que recebeu o prêmio de melhor índice técnico (902 pontos) e atleta feminina mais eficiente (225 pontos) da competição. A nadadora quebrou o recorde sul-americano das provas de 200m e 400m livre e ainda venceu os 800m livre feminino.No masculino, o melhor índice técnico foi de Guilherme Caribé do Flamengo com 945 e a eficiência ficou com Caio Pumputis do Pinheiros com 160 pontos.

O destaque deste sábado (17) foi o novo recorde sul-americano estabelecido por Stephanie Balduccini do Unisanta. A atleta ficou com o ouro e marcou o novo recorde sul-americano dos 100m medley feminino, com o tempo de 1min00s15. Giulia Carvalho do Minas foi a prata com 1min00s19 e Fernanda Celidônio do Pinheiros ficou na terceira colocação com 1min00s22. 

"Sempre foi um sonho bater o recorde sul-americano, estou muito feliz e surpresa por ter sido nos 100m medley. É uma honra nadar com essas meninas nessa prova, não iria conseguir sem elas", contou Balduccini pós prova. 

Na prova masculina, também com índices para o Mundial de Curta, Caio Pumputis do Pinheiros foi o vencedor com o tempo de 52s06. Leonardo Santos do Pinheiros foi a prata com 52s56 e Vinicius Lanza do Minas foi o bronze com o tempo de 52s75. Os três nadaram abaixo do índice para o Mundial de curta.

As primeiras provas da noite foram os 100 metros costas. Na prova feminina, Julia Goes do SESI SP venceu com 59s51, Maria Pessanha do Pinheiros ficou com a prata (59s81), e Fernanda Goeij do Minas terminou na terceira colocação com 1min00s26. 

Na prova masculina, Guilherme Basseto foi o melhor da prova, com o tempo de 50s68, o segundo lugar ficou com o nadador do Minas, Nicolas Albiero (51s62), e os atletas Pedro Motta do Unisanta e Pedro Souza do Flamengo empataram na terceira colocação com 52s14. 

"Estou muito feliz de ser campeão Brasileiro mais uma vez, é meio puxado esse final de ciclo olímpico, muito tempo viajando fora de casa, mas é isso, a gente tem que dar o máximo sempre e estou muito feliz com o resultado", contou Basseto. 

Os 800m livre masculino contou com três séries, duas pela manhã e uma à tarde. O melhor da prova foi o João Pierre do Fluminense com o tempo de 7min45s92, Eduardo Moraes do Minas ficou com a prata a com o tempo de 7min47s17 e nadando pela manha, Guilherme Costa ficou com o bronze em 7min48s26. 

A prova dos 1.500m livre contou com três séries. Na primeira série da manhã, a finalista olímpica Beatriz Dizotti, da Unisanta, nadou abaixo do índice para o Mundial de curta, um dos critérios para a convocação e venceu a prova com o tempo de 15min53s25. A segunda colocada foi Leticia Romão, do Minas Tênis Clube, e o bronze foi divido entre Delfina Dini, do Minas Tênis Clube e Júlia Rodrigues do Corinthians, que foi terceira melhor brasileira da prova com 16min36s13. 

Os 50m livre feminino teve vitória de Lorrane Ferreira do SESI-SP com 24s79. Stephanie Balduccini foi medalha de prata com o tempo de 24s85 e Beatriz Bezerra do Pinheiros fechou o pódio em terceiro com o tempo de 25s01. 

Nos 50m livre masculino, o recordista do Campeonato nos 100m livre, Guilherme Caribé, do Flamengo, venceu a prova com o tempo de 21s28, abaixo do índice. Marcelo Chierighini do Pinheiros foi o medalhista de prata com 21s66 e Tiago Cintra da Unisanta foi o terceiro melhor da prova, com o tempo de 21s67. 

As últimas provas da competição foram os revezamentos 4x100m medley feminino e masculino. No feminino, a vitória foi da equipe do Minas, seguido pelo Pinheiros em segundo e a Unisanta em terceiro. No masculino, a vitória foi do Pinheiros, em segundo lugar ficou o time do Minas Tênis Clube e completando o pódio ficou a equipe da Unisanta na terceira colocação.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar