Últimas Notícias

Número 1 do mundo, Jannik Sinner é inocentado de dois testes positivos de doping

Foto: Mike Lawrence/ATP Tour

Tenista número 1 do ranking mundial, Jannik Sinner foi inocentado nesta terça-feira (20) de dois testes positivos de doping durante o ATP 1000 de Indian Wells (USA) no começo deste ano.

Sinner forneceu uma amostra em competição no evento ATP Masters 1000 em Indian Wells, EUA, em 10 de março de 2024, que continha a presença de um metabólito de clostebol em níveis baixos. 

Uma outra amostra, realizada fora de competição, oito dias depois, também deu positivo para o mesmo metabolito – novamente em níveis baixos.

Clostebol é um agente anabolizante sempre proibido pela Seção S1 da Lista de Proibidos da Agência Mundial Antidopagem (WADA).  De acordo com o Código Mundial Antidopagem (WADC), quando um jogador retorna um Resultado Analítico Adverso para uma substância não especificada, como o clostebol, uma suspensão provisória é automaticamente aplicada. A substância foi a mesma detectada antes do Pan de Santo Domingo em 2003, ficando dois anos suspensa.



A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) encaminhou o caso a um tribunal independente para considerar os fatos específicos, revisar quaisquer decisões antidoping comparáveis ​​e determinar qual foi a culpa do jogador, se houver, e, portanto, o resultado apropriado. 

Uma audiência foi convocada nas Resoluções Esportivas em 15 de agosto de 2024, na qual Sinner alegou que ele foi contaminado por um membro de sua equipe que utilizou o spray próximo dele. 

Após a audiência, o tribunal independente determinou a conclusão de nenhuma culpa ou negligência aplicada ao caso, resultando em nenhum período de inelegibilidade.

No entanto, de acordo com o WADC e o TADP, os resultados de Sinner, o prêmio em dinheiro e os pontos de classificação do evento ATP Masters 1000 em Indian Wells, onde o jogador testou positivo na competição de clostebol, foram retirados.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar