Últimas Notícias

MERCI, PARIS!! Com festa, Paris celebra os Jogos de 2024 e passa o bastão para Los Angeles

 

Foto: Alexandre Loureiro/COB


Com muita festa, Paris fez neste domingo (11) uma cerimônia de encerramento digna para os Jogos Olímpicos de 2024 com muita música e exaltação a história dos Jogos Olímpicos. Foi feita também uma celebração a diversidade e a passagem para Los Angeles, a próxima sede olímpica.

A cerimônia começou com um vídeo mostrando os melhores momentos da cerimônia de abertura e logo depois um grupo de mulheres cantando no Jardim das Tulherias, a canção oficial de Paris. Após elas cantarem, Leon Marchand pegou a chama olímpica que estava lá para levar ao Stade de France, onde estava sendo realizada a cerimônia em si.

Leon Marchand com a chama olímpica (Foto: Benoit Tessier/Reuters)


Já no estádio, foi anunciada a presença de Emanuel Macron, Presidente da França e Thomas Bach, Presidente do COI e houve a execução do hino nacional da França. Completado o hino, entraram as delegações com Duda e Ana Patrícia sendo as porta-bandeiras brasileiras. As delegações andaram por uma plataforma que formava o mapa mundi.

Ao fim da entrada dos atletas o alto-falante começou a tocar ''Aux Champs-Elysees'' e depois "We Are The Champions". Assim que acabou, houve o início do pódio da maratona feminina vencido por Safan Hassan, dos Países Baixos. Tradicionalmente, o pódio da maratona é realizado na cerimônia de encerramento. Sempre é a masculina, mas como em Paris a prova final foi a feminina foi realizado o pódio da prova feminina.

Pódio da maratona feminina (Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters)

Um vídeo mostrando os atletas amadores que correram a maratona foi exibido e logo depois, os voluntários foram chamados para o estádio. No total foram 45 mil voluntários ajudando nos Jogos de Paris 2024.

Depois disso, o Stade de France se apagou e começou um ato chamado ''Recordes". Nela, um viajante dourado passa pelo mapa-mundi, então deserto e misterioso pronto para ser explorado, e encontra o mascarado e a amazona prateada que fizeram parte da abertura. Eles vieram com a bandeira da Grécia, berço dos Jogos Olímpicos. O viajante colocou-a no mapa-mundi e dali surgiu Nice, a divindade da vitória, quando surgem os Jogos da Era Moderna.

O viajante dourado (Foto: Phil Noble/Reuters)

Com um piano sendo tocado de forma suspensa, foi cantado o "Hino à Apolo'', uma das canções mais antigas da Grécia. Rodas que estavam no palco foram subindo aos poucos e ao final, formaram os aros olímpicos.

Depois começou um show da banda "Phoenix", com festa dos atletas, seguido do discurso do Presidente do Comitê Organizador Local, Tony Estanguet. No seu discurso, ele ressaltou que a cidade do amor foi a responsável pelo maior número de pedidos de casamento em uma história dos Jogos e convidou a todos para os Jogos Paralímpicos que começam dia 28 de agosto.

Após o seu discurso e o de Thomas Bach, foi executado o hino olímpico. Foi então que começou a passagem de bastão para Los Angeles, com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo passando a bandeira olímpica para a prefeita da cidade californiana, Karen Bass e o estandarte ficou sendo cuidado por Simone Biles.

O hino dos Estados Unidos foi executado por HER com a sua guitarra. Ela é vencedora de cinco Grammy's. Depois, ao som da música tema de Missão Impossível, Tom Cruise desceu do teto do estádio. Ele pegou a bandeira olímpica e em um vídeo mostrava ele levando para o aeroporto, onde pegava um avião e pulava dele para pousar na próxima cidade olímpica.

Tom Cruise descendo do teto do Stade de France (Foto: Reuters)

Ao som de Red Hot Chilli Peppers, ele passava a bandeira para Kate Courtney, do ciclismo MTB e ao mesmo tempo, os dois últimos "O"s do letreiro de Hollywood viraram os dois anéis debaixo dos aros olímpicos. Kate foi ao Coliseu e deu a bandeira para Michael Johnson, ele levou a para fora do estádio até que ele encontra o skatista Jagger Eaton. Coube a ele levar o estandarte até Venice Beach, onde rolou um breve show do RHCP.

Depois deles, foi a vez de Billie Ellish assumiu o vocal e assim que ela terminou, a estrela de Paris 2024, Snoop Dogg começou cantar e pouco depois, Dr,Dre se juntou a ele para cantar "Next Episode" e Snoop finalizou balançando a bandeira olímpica.

Assim que a cerimônia voltou para o Stade de France, Leon Marchand chegou com a chama olímpica e coube Thomas Bach declarar os Jogos encerrados e apagar a chama que estava com o nadador francês, aclamado pelo estádio. 

Para finalizar, a bandeira da França foi dada aos atletas paralímpicos da França convidando mais uma vez para os Jogos Paralímpicos. O último ato musical foi de Ysault cantando "My Way", de Frank Sinatra.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar