(Miriam Jeske/CPB) |
A bocha está presente no programa dos Jogos Paralímpicos desde Nova York 1984. Antes disso, uma modalidade similar esteve presente nas Paralimpíadas, o lawn bowls, uma espécie de bocha ao ar livre, disputada na grama. Foi nessa modalidade que o Brasil conquistou sua primeira medalha paralímpica, em Toronto 1976, com Róbson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos “Curtinho” conquistando uma prata na modalidade.
VEJA TAMBÉM: Guia Paralimpíada Paris 2024 - CANOAGEM
Um jogo estratégico, a bocha é disputada em provas por equipes, pares ou individuais, com homens e mulheres competindo juntos. No começo de cada período do jogo (chamado de end), uma bola branca (o jack ou bolim) é lançada na área de competição. O objetivo dos atletas é lançar bolas coloridas o mais próximo possível do bolim. Ao fim de cada end, o jogador com a bola mais próxima do bolim marca um ponto, podendo marcar pontos extras se tiver outras bolas à frente da bola do adversário que esteja mais próxima do bolim. As partidas individuais ou de pares são disputadas em quatro ends. Já os jogos de equipes têm a duração de seis ends. Ganha quem tiver mais pontos no final.
Considerado o esporte paralímpico mais inclusivo, a bocha paralímpica permite que pessoas com paralisia cerebral ou outras deficiências severas possam competir. Todos os atletas competem em cadeira de rodas e são divididos em quatro classes de acordo com o grau da deficiência e a necessidade de auxílio. No início eram apenas duas categorias, a C1 e C2. A a partir de 2000, aconteceu a divisão em quatro classes que permanece até hoje em vigência.
A bocha paralímpica apareceu no Brasil na década de 70, mas só começou a ser organizada em 1995. Na ocasião, antes de existirem os Jogos Parapan-Americanos, a cidade de Mar del Plata na Argentina sediou os Jogos Pan-Americanos e, além deles, três competições de esportes paralímpicos. Para os I Jogos Paradesportivos de Paralisados Cerebrais, o Brasil recebeu o convite para participar das competições de bocha, sendo ali formada a primeira Seleção Brasileira da modalidade.
A primeira participação nos Jogos Paralímpicos foi em Pequim-2008, com a participação de Eliseu Santos e Dirceu Pinto na classe BC4. Os dois levaram a medalha de ouro nos pares, enquanto no individual Dirceu levou o ouro e Eliseu a prata.
A bocha é a quarta modalidade mais vencedora do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos, com 11 medalhas – seis ouros, uma prata e quatro bronzes, ficando atrás somente de Coreia do Sul, Portugal e Tailândia no quadro de medalhas geral da modalidade
As regras e competições internacionais da modalidade são organizadas e gerenciadas pela Boccia International Sports Federation (Bisfed). Já no Brasil, quem rege a bocha é a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).
CLASSIFICAÇÃO
VOCÊ SABIA?
BRASILEIROS EM PARIS-2024
Campeã mundial em 2022, Andreza Vitória busca sua primeira medalha paralímpica (foto: Saulo Cruz/CPB) |
0 Comentários