Foto: Divulgação/CBE |
Teve início na terça-feira (27) o Campeonato Sul-Americano Adulto de Esgrima, em Lima, capital do Peru. O dia foi dedicado às disputas individuais de florete, nos dois naipes. O Brasil conquistou sua primeira medalha na competição com Heitor Shimbo, que subiu ao pódio faturando o bronze.
Quatro atletas brasileiros disputaram o florete masculino. No quadro de 32, Heitor Shimbo estreou vencendo o equatoriano José Chancusig por 15-6, enquanto Guilherme Vianna bateu, pelo mesmo placar, o colombiano Andrés Gomez. Jerônimo Machado e Pedro Pascutti foram eliminados com derrotas para peruanos: 15-10 para Isaac Ariza e 15-7 para Alejandro Narro, respectivamente.
Nas oitavas, Vianna deixou a competição ao ser superado por 15-12 por Renzo Fukuda, do Peru. Shimbo, por sua vez, venceu (15-13) Nicolás Marinos, da Argentina, e chegou às quartas. Com um triunfo por 15-6 sobre o chileno Francisco Naranjo, o brasileiro obteve vaga na fase semifinal, garantindo um lugar no pódio.
No duelo que valia vaga na decisão, Heitor Shimbo encarou um forte adversário: Leopoldo Alarcón, do Chile. Apesar do empenho, Shimbo acabou superado por 15-8 pelo chileno e ficou com a medalha de bronze. Guilherme Vianna terminou em 15º lugar, Pedro Pascutti em 21º e Jerônimo Machado na 23ª colocação.
Florete feminino
O Brasil teve três representantes no florete feminino. No quadro de 32, Gabriela Morais foi eliminada pela argentina Sofía Espinoza (15-2). Giovana Bonetti avançou às oitavas batendo por 15-4 Jeylin Celada, do Panamá, mas foi superada pelo mesmo placar pela peruana Astrid Bravo.
Já Valentina Basso, que ficou de bye no quadro de 32 e estreou nas oitavas, sofreu um revés de 15-7 para a chilena Lisa Montecinos e se despediu do torneio. Valentina terminou em 9º lugar, Giovana em 12º e Gabriela em 23º.
0 Comentários