Na manhã deste sábado (03), o Brasil conquistou mais uma medalha no Judô dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Na disputa por equipes mistas, os brasileiros venceram a Itália por 4 a 3 e garantiram a medalha de bronze na disputa, encerrando a competição com quatro medalhas conquistadas na modalidade, um recorde histórico de desempenho.
A equipe mista do Brasil começou a campanha contra o Cazaquistão e venceu por 4-2, avançando para as quartas de finais em que acabou superada pela Alemanha por 3-4 e foi para a repescagem. Para se manter na briga por medalha, os brasileiros superaram a Sérvia em 4 a 1 e se classificaram para a disputa do bronze.
O confronto contra a Itália começou com a luta entre Willian Lima enfrentando Christian Parlatti na categoria até 90kg. O italiano começou fazendo volume na luta e provocou duas punições para o brasileiro, que precisou abrir a luta e conseguiu um lindo ippon fazendo 1 a 0 Brasil no confronto.
Na segunda luta, tivemos nossa campeã olímpica Beatriz Souza encarando Asya Tavano, na categoria acima de 70kg. Bia não deu tempo para a italiana se situar na luta e emendou um wazari seguido por imobilização para vencer a luta e colocar o Brasil com 2-0 na disputa.
Leonardo Gonçalves foi o representante brasileiro na terceira luta, enfrentando Gennaro Pirelli, na disputa acima de 90kg. O brasileiro começou a luta com muito volume, no entanto, o italiano equilibrou o confronto e tomou as ações da luta até conseguir um waza-ri no golden score e diminuiu a vantagem brasileira.
A quarta luta foi de Rafaela Silva contra Venônica Toniolo, na categoria até 57kg, e a brasileira não perdeu tempo, indo para cima e já causando o primeiro shidô da italiana no início do combate. Rafaela dominou o confronto e aplicou um belo wazari, seguido por uma chave de braço, para vencer e colocar o Brasil com 3 a 1 de vantagem.
Uma vitória na quinta luta, valia um lugar no pódio para o Brasil e o medalhista de prata Willian Lima lutou contra Manuel Lombardo, na categoria até 73kg. A luta seguiu equilibrada, com leve vantagem do brasileiro, no entanto, no golden score o italiano conseguiu o contragolpe e aplicou o ippon para diminuir a disputa em 3 a 2.
No sexto combate Ketleyn Quadros encarou Savita Russo, na disputa até 70kg, e no início do combate conseguiu um wazari em uma imobilização que quase resultou em ippon para a brasileira. Na sequência da luta a italiana conseguiu um ippon incrível e igualou o confronto em 3 a 3.
Na luta decisiva, o sorteio trouxe Rafaela Silva de volta para lutar o Golden Score. Logo no início do combate Rafa foi pra cima e conseguiu um wazari decidido no vídeo e assegurando a medalha de bronze para a equipe mista do Brasil.
O Brasil fecha as disputas do judô em Paris-2024 com recorde de medalhas em olímpiadas ao subir ao pódio em quatro oportunidades, sendo um ouro de Beatriz Souza, na categoria acima de 78kg feminino; uma medalha de prata com Willian Lima, na categoria até 66kg masculino; além de dois bronzes: Larissa Pimenta, na categoria até 52kg feminino e a medalha inédita por equipes mistas.
0 Comentários