Últimas Notícias

Campeã olímpica, Caster Semenya vai concorrer a presidência da World Athletics

Foto: Chang W. Lee/New York Times

Bicampeã olímpica dos 800 metros, fundista sul-africana Caster Semenya vai lançar a sua candidatura para a presidência da Federação Mundial de Atletismo, a World Athletics.

A confirmação foi feita em entrevista feita em Paris para a emissora alemã ARD.

Semenya, de 33 anos, falou que: “Estou trabalhando na minha candidatura à presidência da entidade. Gosto de desafiar as pessoas que não se importam com os direitos dos atletas ”.

“Entendo a importância do esporte. Entendo que tenho que colocar os atletas em primeiro lugar. Não é sobre mim . Deveria ser sobre servir os atletas."

“Deveria ser uma questão de protegê-los e garantir que todos os atletas sejam tratados igualmente", completou a sul-africana.

Atualmente, o britânico Sebastian Coe é presidente da World Athletics. Ele já teve dois mandatos e, portanto, não pode ser reeleito pela terceira vez de acordo com a Constituição da Associação em 2027.

Geralmente, os dirigentes esportivos estão estrategicamente posicionados para se candidatar a esse tipo de cargo, embora no momento ninguém tenha anunciado sua candidatura para suceder Coe , além de Semenya.

Coe, de 67 anos, assumiu o cargo em 2015 como sucessor do senegalês Lamine Diack, que teve de renunciar devido a acusações de corrupção. O próprio Coe trabalhou durante anos como vice-presidente no sistema corrupto de Diack .

Ouro em 2012 e 2016, Semenya está impedida de competir há anos, pois segundo as regras da World Athletics, ela não pode participar de competições internacionais porque tem níveis naturais de testosterona muito elevados . 

A decisão é baseada em estudos de que atletas intersexuais como Semenya teriam como resultado uma vantagem competitiva.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar