Últimas Notícias

COI prevê Jogos de Paris espetaculares em um mundo cada vez mais dividido, afirma Bach

COI prevê Jogos de Paris espetaculares em um mundo cada vez mais dividido, afirma Bach
Foto: Sarah Meyssonnier

As Olimpíadas de Paris serão um evento espetacular em um momento de perturbações globais históricas e forças divisivas crescentes, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, na segunda-feira (22), quatro dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos.

As Olimpíadas na capital francesa terão várias novidades, incluindo uma cerimônia de abertura em barcaças ao longo do rio Sena, em vez da tradicional cerimônia em um estádio olímpico.

Os Jogos também incorporarão os principais marcos da cidade, incluindo a Torre Eiffel, nas competições, muitas das quais serão realizadas em áreas urbanas por toda a cidade. Esta será também a primeira Olimpíada com paridade de gênero, com igual número de homens e mulheres participando.

"Assim como bilhões de pessoas ao redor do mundo, aguardamos com impaciência os Jogos mais jovens, mais inclusivos, mais urbanos e mais sustentáveis", disse o presidente do COI, Thomas Bach, na abertura da sessão da sua organização na capital francesa. "Estamos convencidos de que, junto com o mundo inteiro, vamos experimentar Jogos Olímpicos espetaculares", afirmou, com o presidente francês Emmanuel Macron presente.

Mais de 10.500 atletas representando 206 Comitês Olímpicos Nacionais competirão no evento multiesportivo de 16 dias, 100 anos após a última vez que a capital francesa sediou os Jogos, com mais de 30.000 agentes de segurança em serviço.

Bach também destacou os desafios do órgão esportivo global em um momento que ele chamou de nova ordem mundial. "Estamos testemunhando a formação de uma nova ordem mundial", disse ele. "Disrupções históricas estão abalando o sistema de relações internacionais que está em vigor desde a Segunda Guerra Mundial."

"As tendências são claras: desacoplamento das economias; cada um por si; interesses estreitos superando o estado de direito; 'Sul Global' versus 'Norte Global'. Em todos os lugares que você olha, o multilateralismo está em desvantagem."

Ele disse que o foco do COI na solidariedade, que será alimentado pelo aumento das receitas nos próximos anos, que serão distribuídas para comitês olímpicos nacionais, federações internacionais e outras partes interessadas, era crucial.

Bach disse que o COI já havia garantido 7,3 bilhões de dólares para os anos 2025-28 e havia arrecadado 6,2 bilhões de dólares em acordos para o período 2029-2032. Ele afirmou que os estilos de vida em mudança dos jovens em um mundo digital corriam o risco de alienar o movimento olímpico da geração jovem.

"Podemos e devemos mudar antes que sejamos mudados", disse Bach. "Para essa mudança, precisamos mudar nossa mentalidade. Precisamos da mentalidade dos nativos digitais. Temos que ir onde os jovens estão, no mundo real e no mundo digital."

"Se quisermos permanecer relevantes em suas vidas digitais, devemos nos engajar com essa geração nativa digital em seu modo de vida digital", afirmou. O COI está avançando com a criação dos Jogos Olímpicos de Esports em um acordo de 12 anos com a Arábia Saudita, em um esforço para atrair um público mais jovem e conectá-los com a marca olímpica.


"Nesses tempos difíceis, há tantas forças divisivas rasgando a humanidade", disse Bach. "Neste mundo de divisão, os atletas personificam nossa esperança compartilhada por um futuro melhor."

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar