Últimas Notícias

COI define sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 e 2034

COI define sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 e 2034
Foto: COI/Greg Martin


O Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu nesta quarta-feira (24), em Paris, as sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 e 2034.

A primeira decisão do dia foi de que os Alpes Franceses irão receber os Jogos Olímpicos de Inverno em 2030, mas sob as condições de que a França assuma compromissos financeiros.

A decisão veio depois que o presidente Emmanuel Macron disse aos membros do COI que pediria ao próximo primeiro-ministro da França que desse uma “garantia” financeira para sediar os Jogos. A França foi a única candidata a sediar os Jogos em 2030, mas o financiamento tem sido questionado porque não há governo em vigor após eleições antecipadas inconclusivas. 

Entretanto, Macron disse aos membros do COI em Paris que pediria ao primeiro-ministro que emerge das conversações em curso para formar um novo governo para assumir um “compromisso financeiro” e também criar uma lei olímpica.

Salt Lake City receberá os Jogos em 2024

Já a segunda decisão do dia foi a escolha de Salt Lake City (USA) como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2034. 

Será a segunda vez que a cidade receberá os Jogos, uma vez que foi sede do evento em 2002.

Mas a decisão veio após fortes palavras das autoridades do COI, que querem encerrar uma investigação federal dos Estados Unidos sobre suspeita de doping por nadadores chineses. 

Salt Lake City foi a única candidata depois que o Comitê Olímpico Internacional concedeu a cidade os direitos exclusivos de negociação no ano passado, no processo que foi acelerado para 2034. 

O que deveria ser uma simples confirmação, virou uma amostra do incomodo do presidente Thomas Bach, porque o FBI está investigando a decisão da Agência Mundial Antidopagem de aceitar as explicações da China para os testes de drogas positivos de 23 nadadores antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Com decorrência disso,  o COI recebeu promessas de autoridades olímpicas dos EUA e de Salt Lake City  de aceitar uma nova cláusula que permite ao organismo olímpico rescindir o acordo de sede olímpica se a autoridade da WADA for prejudicada.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar