Últimas Notícias

COI autoriza a participação de 25 atletas russos e bielorrussos em Paris 2024

COI autoriza a participação de 25 atletas russos e bielorrussos em Paris 2024
Foto: Fabrice Coffrini/AFP



Faltando menos de dois meses antes do início dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, o contingente de atletas russos e bielorrussos autorizados a participar do evento está aumentando gradualmente. Neste sábado (15) o Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou uma lista inicial de catorze atletas russos e onze bielorrussos que participarão – sob uma bandeira neutra – nos Jogos Olímpicos de 2024.

A lista engloba quatro disciplinas: ciclismo de estrada (4), ginástica de trampolim (3), levantamento de pesos (2) e especialmente luta livre (16). Os atletas envolvidos tiveram que superar o obstáculo da qualificação olímpica, mas também tiveram duplo controle, pelas federações internacionais e depois pelo COI.

Os russos e os bielorrussos foram banidos do esporte mundial após o inicio da guerra na Ucrânia no final de fevereiro de 2022, antes de serem reintegrados em 8 de dezembro de 2023 pelo COI, desde que um conjunto de condições fosse cumprido. Apenas atletas individuais (sem equipes) podem participar sob uma bandeira neutra (sem bandeiras, hinos, nem as cores do país), desde que não tenham apoiado ativamente a guerra na Ucrânia ou estejam ligados ao exército ou às agências de segurança nacional. Os 25 nomes de “atletas individuais neutros” (AINs) revelados no sábado pelo órgão de Lausanne, portanto, cumprem esses controles.

Abaixo segue a lista das vagas autorizadas:

Ciclismo de Estrada: Tamara Dronova (RUS), Alena Ivanchenko (RUS), Alexandr Vlasov (RUS) e Hanna Tserakh (BLR)

Ginástica de Tranpolim: Anzhela Bladtceva (RUS), Ivan Litvinovich (BLR) e Viyaleta Bard-Ilouskaya (BLR).

Taekwondo: 4 vagas (mas nenhum atleta convidado ou com passaporte válido)

Levantamento de Pesos: Siuzanna Valodzka (BLR) e Yauheni Tsikhantsou (BLR)

Wrestling: Nachin Mongush (RUS), Shamil Mamedov (RUS), Arslan Bagaev (RUS), Abdulla Kurbanov (RUS), Alan Ostaev (RUS), Magomed Murta-Aliev (RUS), Natalya Malysheva (RUS), Veronika Shutkova (RUS), Alina Kasabieva (RUS), Elizaveta Petliakova (RUS), Yahor Akliuch (BLR), Uladzislau Kazlu (BLR), Abubakar Khaslakhanau (BLR), Dzmitri 'Arubski (BLR), Viyaleta Rebikavae (BLR) e Krystsina Saiykein (BLR).

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar