![]() |
Felipe Chargell/Ministério do Esporte |
Terminou neste domingo (23) em Kazan (RUS) os Jogos do Brics de 2024, competição multiesportiva organizada pelos países membros — em sua composição atual, integrada por África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Irã e Rússia. O Brasil esteve presente na edição e terminou na quinta colocação no quadro de medalhas com sete medalhas de ouro, 20 de prata e 23 de bronze, 50 no total.
Metade das 50 medalhas conquistadas pelo Brasil na competição vieram da natação. Judô, saltos ornamentais, atletismo, sambo, wrestling, wushu, badminton e basquete “phygital” foram outros esportes que o Brasil esteve no pódio da competição.
A Rússia, sede do evento, ficou na primeira colocação com 502 medalhas conquistadas, sendo 262 de ouro. Belarus terminou em segundo, com China e Uzbequistão em terceiro e quarto, respectivamente. Lembrando que Rússia e Belarus estão suspensas pelo COI e não estarão nos Jogos olímpicos de Paris.
Na Rússia, atletas de 87 países e três nações não reconhecidas oficialmente (Abracásia, Srpska e Ossétia do Sul) disputaram 27 modalidades: boxe, breaking, vôlei de praia, handebol de praia, canoagem velocidade, remo, judô, caratê, sambo, koresh, atletismo, tênis de mesa, natação, saltos ornamentais, nado artístico, skate, wrestling, ginástica artística, tênis, wushu, esgrima, basquete “phygital”, futebol “phygital”, ginástica rítmica, xadrez, levantamento de peso e badminton.
o Brasil foi confirmado como a próxima sede dos Jogos do BRICS em 2025 e poderá montar seu programa esportivo. Ainda não há local e data definidos, mas a cidade favorita para sediar a competição é Fortaleza
0 Comentários