
Na noite desta terça-feira (21), o Brasil encarou Cuba em sua estreia no naipe masculino da edição 2024 da Liga das Nações de Vôlei (VNL). O jogo de hoje foi realizado no Maracanãzinho e marcou o retorno do treinador bicampeão olímpico, Bernardinho, sete anos após sua despedida da seleção, no entanto, a partida terminou com vitória cubana por 3 sets a 1.
A Fase Preliminar da VNL contará com 96 jogos ao longo de três semanas de competição. Na fase final, as sete equipes mais bem colocadas se juntarão à anfitriã Polônia para definir os campeões da Liga das Nações e o últimos classificados aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 via ranking. Cuba é uma das equipes que precisam de uma boa participação na Liga das Nações para buscar uma vaga olímpica.
Pelo Grupo 2, o Brasil fez a sua estreia em partida contra a Cuba, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, e iniciou a partida com o levantador Bruninho, o oposto Darlan, os ponteiros Leal e Lucarelli, os centrais Flávio e Lucão e o líbero Thales. Cuba veio para a estreia com nomes conhecidos do vôlei brasileiro como o ponteiro López e o central Simón, ainda buscando um lugar em Paris 2024 via ranking.
O primeiro set começou equilibrado com os cubanos se mantendo na frente do marcador. O Brasil seguiu próximo no placar mas não conseguiu em momento algum se colocar em vantagem na parcial e evitar que Cuba fechasse o set em 25-23, abrindo 1-0 na partida.
O Brasil voltou melhor no segundo set e conseguiu se manter a frente do placar em quase todo o set, no entanto, na reta final da parcial os cubanos passaram à frente do marcador e tiveram chances de fechar mais uma etapa. O set seguiu para o desempate e após uma boa sequência de saque de Lucarelli, os brasileiros fecharam a parcial em 29-27, explodindo o Maracanãzinho em comemoração.
Com o jogo em igualdade, a equipe de Cuba veio com tudo para o terceiro set e não deixou o Brasil se colocar no jogo, abrindo vantagem no início da parcial. Os cubanos chegaram a ter uma diferença de 18-11 e mesmo com uma boa reação brasileira, os visitantes administraram a boa vantagem e fecharam o set em 25-21, voltando a ter vantagem na partida em 2-1.
A vitória valia muito para Cuba, visando pontos ao ranking que classifica aos Jogos de Paris, e eles voltaram determinados a fechar o jogo no quarto set. Mantendo vantagem de três pontos desde o início da parcial os cubanos jogaram com a confiança necessária para administrar o jogo e fechar o set em 25-21 e o jogo em 3 sets a 1. Leal, do Brasil, foi o maior pontuador da partida em 19 acertos, 17 ataques e 2 aces. Yant foi o destaque cubano com 18 pontos.
O Brasil folga nesta quarta-feira e volta às quadras na quinta para encarar a Argentina, que perdeu hoje em sua estreia para o Japão por 3 sets a 1 (26-24, 22-25, 23-25 e 19-25). Pelo Grupo 1, na Turquia, outras duas partidas marcaram a abertura da VNL masculina 2024: Os turcos foram superados por Canadá por 3 sets a 1, enquanto a França fez 3 sets a 0 na Bulgária (veja como foi).
0 Comentários