Últimas Notícias

Brasileiros ficam distantes do pódio no 3º dia do Mundial de Judô em Abu Dhabi

Guilherme Schimidt foi um dos representantes brasileiros no 3º dia do Mundial. - Foto:  Tamara Kulumbegashvili  


O Brasil voltou ao tatame no Campeonato Mundial de Judô 2024, última grande competição antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no entanto, os quatro judocas brasileiros estiveram distantes da disputa por medalhas neste terceiro dia de disputas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Guilherme Schimidt, na categoria até 81kg, conseguiu a única vitória do Brasil no dia de hoje (21).

 

Ao todo, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) levou 18 judocas para lutar a competição individual e mais dois extras para a competição por equipes mistas. O Mundial de judô é o último classificatório para Paris 2024 e o judô brasileiro buscava ainda uma classificação de judocas em mais quatro categorias: 48kg e 63kg feminino, não conquistada e 60kg masculino, esta conquistada por Michel Augusto (veja como foi). Falta ainda a disputa da categoria até 70kg feminino nesta quarta-feira (22).

 

Nos combates desta terça-feira (21), a competição contou a presença de mais quatro brasileiros nos tatames de Abu Dhabi. No masculino, na categoria até 81kg, veio a única vitória do dia do judô do Brasil, com Guilherme Schimidt superando Nece Herkovic, da Eslovênia, após três punições. Na sequência Schimidt perdeu para o austríaco Bernd Fasching por dois waza-aris e se despediu da competição.

 

O outro brasileiro na categoria até 81kg foi Gabriel Falcão, que fazia boa luta mas acabou levando um contra-ataque no golden score e perdeu a sua luta de estreia para o egípcio Abdelharam Abdelghany e ficou distante da disputa por medalhas.

 

Na disputa feminina, a categoria até 63kg era uma das mais aguardadas por ser uma das categorias em que o Brasil ainda não tem vaga garantida para Paris 2024 e levou duas judocas para competir no Mundial, Nauana Silva e Ketleyn Quadros, no entanto, as duas judocas brasileiras acabaram superadas logo no combate de estreia. 


Nauana levou um waza-ari no golden score da luta contra a croata Iva Oberan, assim como Ketleyn, que levou um waza-ari da cubana Maylin Del Toro Carvajal. O Brasil agora aguarda a decisão da IJF sobre as vagas por universalidade, que ainda pode garantir a presença do judô brasileiro na categoria até 63kg feminino dos Jogos Olímpicos deste ano.  

 

A competição segue até sexta-feira (24) com disputas individuais terminando na quinta e a disputas por equipes acontecendo no último dia de competição, com o Brasil iniciando a sua caminhada contra o Uzbequistão.

 

 

Programação do Campeonato Mundial de Judô 2024

Quarta-feira (22/05): Horário: Preliminares - 4h | Bloco Final - 11h

Ellen Froner (-70kg), Luana Carvalho (-70kg); 

Marcelo Gomes (-90kg) e Rafael Macedo (-90kg)

 

Quinta-feira (23/05): Horário: Preliminares - 5h | Bloco Final - 11h

Beatriz Souza (+78kg);

Leonardo Gonçalves (-100kg) e Rafael Buzacarini (-100kg)


Sexta-feira (24/05): Horário: Preliminares - 5h | Bloco Final - 11h

Equipes Mistas (Brasil estreia contra Uzbequistão)


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar