![]() |
Foto: |
Após o Desafio Internacional de Futebol de Cegos, o goalball masculino também terá um amistoso transmitido pelo Grupo Globo. Na próxima sexta-feira, dia 10, às 21h, o SporTV 2 apresentará ao vivo o Desafio Internacional de goalball entre Brasil e EUA.
O embate acontecerá na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e servirá como preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 para ambas as equipes. Os brasileiros, atuais campeões do megaevento, buscarão o bicampeonato na capital francesa.
Este jogo integra um intercâmbio entre os dois países, que estão realizando treinos conjuntos durante a 4ª Fase de Treinamentos da Seleção Brasileira masculina, iniciada no último dia 3. Os convocados brasileiros para esta fase são:
- André Claudio Botelho Dantas - Ala - SESI-SP
- Emerson Ernesto da Silva - Ala/Pivô - Instituto Athlon-SP
- Josemarcio da Silva Sousa - Ala - SESI-SP
- Leomon Moreno da Silva - Ala - Santos-SP
- Luciano de Souza Batista - Ala - Instituto Athlon-SP
- Mizael Castro Sousa - Ala - Capital/CETEFE-DF
- Paulo Rubens Ferreira Saturnino - Ala - Instituto Athlon-SP
- Romário Diego Marques - Ala/Pivô - Instituto Athlon-SP
O Brasil e os EUA já se enfrentaram em 20 jogos oficiais nos principais torneios de goalball, com 11 vitórias para os brasileiros, oito para os norte-americanos e um empate.
Ao longo da história, cada país teve seu momento de domínio no goalball. Nos anos 80, quando o esporte estava em seus primeiros passos no Brasil, os EUA eram os adversários mais fortes, conquistando um ouro (Nova York 1984) e duas pratas (Arnhem 1980 e Seul 1988) nas Paralimpíadas, além do título mundial de 1982, em Indianápolis (EUA). Enquanto isso, o Brasil só participaria do seu primeiro Mundial masculino em 2002, no Rio, e dos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008, quatro anos após a estreia do goalball brasileiro nas Paralimpíadas de Atenas em 2004.
A ascensão brasileira teve início com o título no Parapan de Guadalajara em 2011. Atualmente, com três títulos mundiais consecutivos (2014, 2018 e 2022) - um feito inédito - e a medalha de ouro em Tóquio 2020, o Brasil é uma das principais potências do goalball. Curiosamente, os quatro ouros do país nos Jogos Parapan-Americanos foram conquistados em finais contra os EUA. Em contrapartida, os EUA conquistaram a prata nos Jogos do Rio em 2016 e ficaram em quarto lugar na última edição, em Tóquio, inclusive vencendo os brasileiros na fase de grupos.
0 Comentários