Últimas Notícias

Prefeita de Paris dispara: "Quero dizer aos atletas russos e bielorrussos que eles não são bem-vindos em Paris"

Prefeita de Paris dispara: "Quero dizer aos atletas russos e bielorrussos que eles não são bem-vindos em Paris"
Foto: Alain Jocard/AFP

No último sábado (30), Anne Hidalgo, a prefeita de Paris, declarou que os atletas russos e bielorrussos “não serão bem-vindos” em Paris para os Jogos Olímpicos-2024.

Em palavras duras, Hidalgo protestou: "Quero dizer aos atletas russos e bielorrussos que eles não são bem-vindos em Paris. Gostaria também de dizer aos atletas ucranianos e a todo o povo ucraniano que os apoiamos muito". Essa declaração foi realizada por meio de um vídeo publicado pelo canal ucraniano no YouTube chamado "United News".

Hidalgo fez seus comentários durante uma viagem a Kiev, em que visitou um centro de treinamento para atletas ucranianos. Por parte do COI (Comitê Olímpico Internacional) os atletas russos e bielorrussos estão autorizados a competir nas Olimpíadas de Paris, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto, mas apenas como neutros, sem representarem e nem defenderem as bandeiras de seus países. Ambos os países foram proibidos de participar na cerimónia de abertura, que ocorrerá às margens do rio Sena, no coração da cidade.

Para resposta, a cidade de Moscow, capital russa, por meio da porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país, Maria Zakharova, lançou um discurso furioso contra o Comité Olímpico Internacional, argumentando que as restrições aos atletas russos equivaliam a "racismo e neonazismo". 

O COI suspendeu a Rússia dos Jogos de 2024 no ano passado, mas deu aos seus atletas luz verde para competirem como neutros, desde que não apoiassem ativamente o ataque do Kremlin à Ucrânia. Com isso, faltando 117 dias para a cerimônia de abertura, ainda não está claro o que acontecerá com os atletas desses países.

A Rússia e Belarus ainda não confirmaram a participação de seus atletas como neutros, e ainda existe a chance de um boicote. As dúvidas estarão no ar e durarão até o momento em que os conflitos desenrolarem seus próximos capítulos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar