Últimas Notícias

Parada das Nações - Mali



Sigla: MLI

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Tóquio 1964


Localizada no Oeste da África, Mali estreou em Jogos olímpicos na Edição de Tóquio em 1964, quatro anos após sua independência da França e dois anos após a criação de seu comitê olímpico nacional. Desde então, a única olimpíada que Mali ficou de fora foi em Montreal-1976, como parte do boicote africano por conta da participação da Nova Zelândia na olimpíada, que teve sua seleção de rugby visitando a África do Sul durante o regime do Apartheid.

PARADA DAS NAÇÕES - MALDIVAS

Até hoje, o Mali ainda busca sua primeira medalha olímpica na história. O melhor resultado de Mali foi no Taekwondo, com bicampeão mundial em 2007 e 2009 Dada Modibo Keita, que chegou a decisão do bronze no em Londres-2012, mas lesionado, não pode disputar a medalha, terminando em quinto lugar.

Atenas-2004 foi a maior delegação de Mali em olimpíadas com 23 atletas, graças ao futebol masculino, que chegou nas quartas de final naquela edição. Em Paris-2024, Mali já tem 18 atletas garantidos por conta da vaga conquistada no Futebol masculino.


Esportes fortes

Futebol - Se a seleção de Mali nunca esteve em uma Copa do Mundo, em olimpíadas o negócio é diferente. Em Atenas-2004, a seleção avançou para as quartas de final em um grupo com coreia do Sul, México e Grécia, sendo eliminada na prorrogação pela Itália. Em Paris 2024, a seleção malinesa volta aos jogos olímpicos em Grupo com Israel, Paraguai e uma seleção asiática e tem boas chances para avançar para a próxima fase.


Atletas

Bissouma é o grande craque de Mali atualmente (foto:AP)

Yves Bissouma (futebol) -  Quando era sub23, Bissouma tentou classificar sua seleção para Tóquio-2020, mas não conseguiu. Agora, o meiocampista do Tottenham é um dos grandes nomes da seleção do Mali e pode estar nos Jogos olímpicos, mas para isso vai ter que negociar com o seu clube para estar representando o seu pais na capital francesa.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar