Últimas Notícias

CBE vê equívoco em duelo de esgrimista brasileiro em pré-olímpico e vai recorrer de decisão

twitter/CBE

 

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) publicou em suas redes sociais que vai recorrer da decisão do duelo entre o brasileiro Alexandre Camargo e o canadense Nicholas Zhang,  que valia a vaga olímpica na espada masculina no pré-olímpico das Américas de Esgrima que está sendo disputado em San Jose, Costa Rica. 

"A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) vem a público informar que está tomando todas medidas legais e administrativas junto à Confederação Pan-Americana de Esgrima – CPE e Federação Internacional de Esgrima - FIE , para reparar o que considera um equívoco na aplicação das Regras FIE durante o jogo entre Alexandre Camargo e o atleta canadense, na disputa pela vaga olímpica, no Torneio Pré-Olímpico, realizado na Costa Rica, neste fim de semana. O protesto será encaminhado às instâncias competentes." disse a entidade nas redes sociais

A alegação é que Zhang marcou o ponto que empatou o duelo a três segundos do fim desequilibrado,  o que invalidaria o mesmo e o brasileiro venceria por 14 a 13. no desempate, o canadense se saiu melhor, vencendo e ficando com a vaga. Confira abaixo como foi o toque que gerou esta reclamação:


Apesar do protesto da CBE, é difícil que a decisão do duelo seja revertida e a vaga vá para o brasileiro. Segundo as regras da esgrima, quando o juiz considera o ponto de fato, a decisão só poderá ser revertida se tiver provas irrefutáveis de que o ponto foi irregular.

E em certos casos, mesmo com o erro senso comprovado, a decisão na esgrima é de não reverter o resultado na pista. vide o caso de Shin A-Lam na olimpíada de Londres em 2012, que teve grande repercussão na época por conta de um erro de cronometragem e não foi revertido.

O pré olímpico das Américas de esgrima continua neste domingo (7), para definir as últimas vagas olímpicas do continente. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar