Últimas Notícias

Argentino cai no doping e fundista Guilherme Kurtz receberá ouro dos Jogos Sul-Americanos de 2022

Foto: Wagner Carmo/CBAt



O meio fundista gaúcho Guilherme Kurtz (Praia Clube-Exército-Futel-MG) receberá a medalha de ouro nos 1.500 m dos Jogos Sul-Americanos de Assunção, Paraguai, realizados em 2022. A Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR) confirmou o doping do atleta argentino Federico Bruno, que foi desqualificado, e anunciou uma realocação de medalhas.

Na final dos 1.500 m da competição Federico Bruno havia levado o ouro em 3:40.90, Guilherme Kurtz a prata correndo para 3:41.58 e o uruguaio Santiago Catrofe Cacharron ficou com o bronze (3:42.75). Guilherme soube na sexta-feira (19/4) sobre a desqualificação do argentino e sua recolocação pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que já solicitou a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) a devolução da medalha de prata que está com o brasileiro.

O COB vai marcar, juntamente com a CBAt, a cerimônia de entrega da medalha de ouro ao seu novo dono Guilherme Kurtz. "Foi uma surpresa quando eu recebi a notícia porque demorou a sair a decisão e eu nem esperava mais. Mas fiquei feliz, eu e meu treinador. Foi uma decisão justa porque ganhamos de forma limpa. Eu tinha duas pratas em Sul-Americanos e agora tenho a medalha de ouro", disse Guilherme Kurtz.

Natural de Passo Fundo (RS), Guilherme tem 29 anos, treina com José Florenal da Silva e suas melhores marcas são 1:46.15 nos 800 m, em Bragança Paulista-2023, e 3:39.72 nos 1.500 m, em Concepción do Uruguay (ARG)-2022. Este ano, Guilherme venceu as duas provas na Copa Brasil Loterias Caixa de Meio Fundo e Fundo (com 1:51.02, nos 800 m e 3:37.02 nos 1.500 m), em Bragança Paulista, em março, em sua preparação para a temporada. Em abril, venceu os 1.500 m no Challenger José de Zubiaur (3:43.12) e foi terceiro nos 800 m (1:48.38) no Challenger Hugo La Nasa, ambos em Concepción do Uruguay, na Argentina.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar