Últimas Notícias

Troféu Brasil de Atletismo será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Troféu Brasil será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Foto:Divulgação/CBAt



O 43º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que será disputado de 27 a 30 de junho, tem uma grande novidade. A competição será realizada pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo. O evento terá a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico (plataforma streaming da Nsports).


A instalação esportiva, administrada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, é uma das melhores do continente, cuja pista Mondo oferece condições de bons resultados para os atletas (também na área de aquecimento) e conforto para o público na arquibancada coberta, com entrada gratuita.


Este ano, com a participação de atletas com deficiência – com provas paralímpicas a serem anunciadas – a quantidade de participantes deverá ser ainda maior do que na edição de 2023. E uma atração a mais será a briga por índices e pontos no Ranking Mundial para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. E de índices para o Mundial Sub-20 de Lima (PER), também em agosto.


O evento também será um teste para os Jogos Paralímpicos na capital francesa, já que janela de classificação do CPB para Paris 2024 se encerra no dia 16 de junho.


A expectativa é que o CT Paralímpico receba um número expressivo de atletas e muita competitividade nas disputas. No ano passado, em Cuiabá (MT), foram 625 atletas (281 no feminino e 344 no masculino), com 114 entidades, oito recordes da competição quebrados, 37 melhores marcas pessoais e 43 melhores marcas da temporada estabelecidas. Mais de 250 mil pessoas assistiram as competições em pool de canais durante quatro dias e mais de 7 mil pessoas foram ao Centro Olímpico de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso.


A decisão sobre a sede foi tomada em encontro realizado em São Paulo entre Mizael Conrado, presidente, e Jonas Freire, diretor de Esportes de Alto Rendimento, do CPB, e Wlamir Motta Campos, presidente, e Claudio Castilho, diretor Executivo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).


"O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo é a casa do Movimento Paralímpico nacional. Os maiores nomes do atletismo paralímpico do Brasil e do mundo passaram pela pista e pelo campo do CT. Estamos felizes também em contribuir com os amigos do atletismo olímpico nesta edição do Troféu Brasil. Muitos dos quais já competiram aqui nos Desafios CPB/CBAt e esperamos que possam apresentar suas melhores performances em nossa casa", afirmou Mizael Conrado, presidente do CPB, bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas-2004 e Pequim-2008) e eleito o melhor jogador do mundo em 1998.


“Temos muito a comemorar. Quero agradecer ao presidente Mizael Conrado pela parceria. O CPB é um centro de excelência, que completa oito anos em maio”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos. “Temos de celebrar também o primeiro Troféu Brasil inclusivo, já que no nosso programa horário serão incluídas provas de paratletismo.”
A CBAt continua a buscar novidades para a principal competição interclubes da América Latina. “Tenho certeza que será um Troféu Brasil memorável. O que é excelente como exemplos de inclusão, de cultura esportiva e do poder do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social”, acrescentou Wlamir.


A parceria CBAt/CPB começou em 2018, quando as entidades passaram a organizar competições em conjunto, denominadas Desafio CBAt/CPB, em nome da hashtag #somosatletismo. A competição tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. Neste ano, serão quatro etapas em São Paulo.


O Esporte Clube Pinheiros de São Paulo foi octacampeão da 42ª edição do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo em 2023. Foi campeão geral, com 479 pontos, e também o primeiro nos naipes feminino (275 pontos) e masculino (204). O mineiro Praia Clube/Exército/Futel foi o segundo colocado (240 pontos) e a União Catarinense de Atletismo (UCA-SC) a terceira (156 pontos).

PISTA -

A pista do CT Paralímpico é nivel 1 da World Athletics (que rege a modalidade em âmbito mundial) e, no último final de semana, recebeu o Circuito Loterias Caixa de atletismo. Na competição, houve o recorde mundial no arremesso de peso feito pela amapaense Wanna Brito na classe F32 (paralisados cerebrais), com 7,85m, e o recorde das Américas no lançamento de disco F11 (deficiência visual), com a mineira Izabela Campos, com 40,12m.


A pista também está no Guiness Book desde que o velocista paraibano Petrúcio Ferreira bateu o recorde mundial na prova dos 100m T47 (amputados de braço) e se tornou o paralímpico mais rápido do planeta ao cravar 10s29 em maio de 2022.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar