Últimas Notícias

Parada das Nações - Granada





Sigla: GRN

Medalhas na história: Ouro: 1 | Prata: 1 | Bronze: 1 | Total: 3

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 1

Primeira Participação olímpica: Los Angeles 1984

Maior medalhista olímpico: Kirani James (atletismo), um ouro, uma prata e um bronze


A ilha caribenha de Granada participa dos Jogos Olímpicos desde a edição de Los Angeles em 1984, dez anos depois de sua independência, marcando presença em todas as edições desde então. A olimpíada de Londres 2012 foi onde teve sua maior delegação, com 10 atletas.


A primeira medalha olímpica da história de Granada foi logo a de ouro, conquistada por Kirani James nos jogos de Londres em 2012. James ainda colocaria Granada no quadro de medalhas das olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 com uma prata e em Tóquio em 2020 com um bronze, sendo o maior (e único) medalhista da ilha caribenha.

Kirani James é o maior nome do esporte granadino. (Foto: Instagram/Kirani James)

Para a Olimpíada de Paris, Granada já tem dois atletas classificados até o presente momento, ambos no atletismo: Kirani James nos 400m rasos e Lindon Victor no decatlo.

Esportes fortes

Atletismo – Tradicionalmente, Granada teve a maioria de suas delegações olímpicas compostas por nomes do atletismo local, principalmente nas provas de velocidade, onde surgiu sua maior estrela, Kirani James

Atletas

Kirani James (Atletismo) – o maior atleta olímpico da história do país, James tem tido uma carreira excepcional, se mantendo no auge dos 400 metros rasos por tantos anos. Foi o campeão da Diamond League em 2022 e 2023. Possui um título mundial em 2011,  bronze em 2015 e recentemente, foi vice mundial em 2022, o que o credencia como um dos postulantes ao pódio da prova em Paris, o que seria a quarta medalha olímpica do granadino.

Lindon Victor pode surpreender no decatlo em Paris (foto: Instagram/Lindon Victor)


Lindon Victor (Atletismo) - Victor foi uma boa surpresa no último mundial de atletismo, após ficar com a medalha de bronze no decatlo, encarando a forte concorrência de canadenses e estonianos. Já classificado para os Jogos de Paris, o granadino espera repetir a dose do mundial e conseguir ser o segundo medalhista olímpico da história do seu país



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar