Últimas Notícias

Parada das Nações - Grã-Bretanha




Sigla: GBR

Medalhas na história: Ouro: 284  | Prata: 318  | Bronze: 314  | Total: 916

Em Tóquio... Ouro: 22 | Prata: 20 | Bronze: 22 | Total: 64

Primeira participação olímpica: Atenas 1896

Sede das Olimpíadas de 1908, 1948 e 2012 (todas em Londres)

Maior medalhista olímpico: Jason Kenny (ciclismo) sete de ouro e duas de bronze


O Reino Unido participa dos Jogos Olímpicos com o nome de Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Desde a primeira edição dos jogos em 1896, a Grã-Bretanha foi uma das 14 delegações presentes e nunca deixou de competir nas Olimpíadas. Os atletas da Grã-Bretanha conquistaram 916 medalhas até o final dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, o terceiro país com mais medalhas olímpicas na história. O país é o único na história dos Jogos Olímpicos  que ganhou pelo menos três ouros em todas as edições dos Jogos de Verão.

PARADA DAS NAÇÕES - GANA

O COI escolheu o nome de Grã-Bretanha para o time do Reino Unido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908, junto com o código GBR. O time também é chamado de Time GB.

A Grã Bretanha engloba os atletas da Inglaterra,Escócia, País de Gales, Guernsey, Jersey, Ilha de Man e Irlanda do Norte. De acordo com um acordo antigo entre a Associação Olímpica Britânica e o Conselho Olímpico da Irlanda, atletas da Irlanda do norte podem competir pela Irlanda nos Jogos Olímpicos, pois têm direito à dupla nacionalidade.

A participação em Olimpíadas já foi logo na primeira em 1896 em Atenas. Nessa edição já veio logo de cara a primeira medalha olímpica da história da Grã-Bretanha. O halterofilista Launceston Elliot conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro, e uma de prata, no dia 7 de abril de 1896, sendo o primeiro britãnico da história a conquistar uma medalha olímpica. Ainda nesse mesmo dia, ainda veio a medalha de bronze com Charles Gmelin nos 400m rasos no atlestismo.


Launceston Elliot foi o primeiro britânico a medalhar em Olimpíadas



Vale lembrar, que a Grã-Bretanha sediou os Jogos Olímpicos em três oportunidades. A primeira foi em 1908 em Londres, e nessa edição, foi a que a Grã-Bretanha mais ganhou medalhas na história. Ao todo foram 146 medalhas, sendo 56 de ouro, 51 de prata, e 39 de bronze. A segunda vez que os britânicos sediaram foi em 1948 novamente em Londres, quatro anos depois da data original, que não pode acontecer por conta da segunda guerra mundial. 

Num mundo em reconsturção pós guerra, os britânicos não mediram esforços para apresentar uma grande Olimpíada. E no final tudo deu certo, a única que coisa que deixou a desejar foi a participação da Grã-Bretanha, que conseguiu apenas 23 medalhas, sendo apenas três de ouro. 

A última vez que a Grã-Bretanha sediou foi em 2012, num mundo moderno, e cheio de técnologia, os britânicos deram um show na cerimônia de abertura com direito a nomes como, Paul McCartney, Queen, Daniel Craig, Jessie J, e claro a Rainha Elizabeth, que deu um show a se apresentar ao lado de Daniel Craig, que mais uma vez atuou rápidamente como James Bond, onde os britânicos conseguiram o maior número de ouros desde Londres-1908, 29 láureas douradas

Foto: Reuters

Em Tóquio-2020, a Grã Bretanha faturou 64 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 22 de bronze, ficando em quarto lugar na classificação geral. Até o momento, a Grã Bretanha tem 249 atletas classificados em 19 modalides.


Esportes fortes


Ciclismo- Dono de 100 medalhas da história da Grã-Bretanha, o Ciclismo é um dos esportes preferidos dos britânicos e  segue sendo um ponto forte em Paris, principalmente nas provas de pista. Em Tóquio foram 26 medalhas nessa modalidade. Podem ter certeza, que veremos vários britânico subindo ao pódio no Ciclismo.


Jason Kenny é o maior medalhista olímpico da Grã Bretanha (Foto: Team GB)



Natação- Claro que não poderia falta a natação. Dona de 32 medalhas em Tóquio, a natação mais uma vez vem forte para os britânicos. O grande nome dessa modalidade é sem dúvidas Adam Peaty, que conquistou três medalhas em Tóquio, sendo duas de ouro, e uma de prata. Adam segue treinando firme e forte visando mais um Jogos Olímpicos em sua carreira. 

Triatlo- O Triatlo também é um ponto forte para os britânicos em busca de medalhas. Em Tóquio foram 5 medalhas nessa modalidade, o que deixou o país com o maior número d emedalhas olímpicas na modalidade. A esperança é manter esta boa fase olímpica e vir mais medalhas em Paris nesse ano.

Vela - Nenhum país conquistou mais medalhas olímpicas na vela do que a Grã Bretanha. São 64 láureas, sendo 31 de ouro. Com uma forte tradição no esporte, a chance do país sair com mais medalhas em Paris.

Atletismo - Esporte que a Grã Bretanha tem mais medalhas - 210 no total - a Grã Bretanha tem uma boa geração em provas de velocidade e de campo, que podem aumentar ainda mais o número de medalhas olímpicas em Paris


Atletas



Sky Brown (skate) - A britânica mais jovem a conseguir uma medalha na história, vem treinando forte para conquistar mais uma em Paris. Até aqui Sky já garantiu sua vaga no Skate. Mas, recentemente, Sky tentou conquistar a vaga no Surfe, mas, acabou perdendo a qualificação, e só irá participar no Skate. Aos 16 anos, ela quer se tornar a mulher mais jovem a conquistar duas medalhas em Olimpíadas.

Sky Brown Foto: Reuters



Tom Daley (Saltos Ornamentais) - Após conquistar o seu primeiro ouro olímpico em Tóquio, o queridinho do esporte britânico vai para os Jogos de Paris tendo que novamente encarar o desafio de superar os fortes chineses para conquistar o seu segundo ouro olímpico, ou na plataforma de 10m individual ou na sincronizada.

Beth Shriever (Ciclismo BMX Racing) - Após desbancar Mariana Pajon em Tóquio, Shriever dominou a modalidade enste ciclo com um bicampeonato mundial. Em Paris, ela espera confirmar sua hegemonia na modalidade com o bi olímpico.

Joe Clark (Canoagem slalom) - Joe vem dominando a modalidade que vai estrear em Paris, o Caiaque cross. ele já é tricampeão mundial desta modalidade e pinta como grande favorito a se tornar o primeiro campeão olímpico desta modalidade. 

Jéssica Gadirova (Ginástica Artística) - um dos grandes nomes da ginástica britânica, Jéssica vem lutando para se recuperar de uma lesão no joelho sofrida no último mundial e espera chegar 100% nos Jogos de Paris, onde pretende rivalizar com Rebeca Andrade e Simone Biles pelo pódio olímpico.

Será que Adam Peaty vem para o tri olímpico? (foto:Reuters)

Adam Peaty (Natação) - Principal nadador britânico, Peaty teve um ciclo conturbado, onde chegou a pausar sua carreira para cuidar de sua saúde mental. Ele voltou a treinar tempos depois e espera chegar em Paris pronto para o tricampeonato olímpico em sua prova preferida, os 100m peito.

Joe Choong (Pentatlo moderno) - Campeão olímpico em Tóquio, Choong vem dominando a modalidade, após ocnqusitar dois títulos mundiais em 2022 e 2023. Vem como o nome a ser batido pelos rivais pelo ouro em Paris.

Jade Jones (Taekwondo) - A bicampeã olímpica vai vir mordida para os jogos de Paris, após perder em sua primeira luta em Tóquio, dando adeus a chance do tri olímpico. Agora, Jade não quer vacilar e conseguir o feito histórico na cidade francesa.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar