Últimas Notícias

Morre aos 37 anos a nadadora paralímpica Joana Neves

Ale Cabral/CPB


Morreu na madrugada desta segunda (18), a nadadora paralímpica Joana Neves, também conhecida como 'Joananinha'. A notícia foi publicada nos perfis da rede sociais da atleta e confirmada em nota pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A atleta tinha 37 anos.

Segundo Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), clube que ela representava, Joana estava em São Paulo realizando exames, em busca de um diagnóstico para episódios de convulsão que vinha apresentando recentemente. Na noite do domingo (17), após se sentir mal no Centro de Treinamento Paralímpico, a atleta foi levada ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

Joana Neves  nasceu em Natal com acondrosplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos. Começou a nadar por recomendação médica, gostou do esporte e acabou virando uma das principais representantes do Brasil nas piscinas.

Ela conquistou quatro medalhas paralímpicas na carreira, duas de prata e duas de bronze conquistadas nos Jogos de Londres 2012 e do Rio 2016, além de títulos mundiais e parapan-americanos. Sua última grande competição foi no mundial de natação paralímpica de 2022, onde ela saiu com quatro medalhas

“Estamos consternados com a partida da Joana Neves, nossa Joaninha. Tanto carisma fora das piscinas, tanta garra quando caía na água para representar nosso país, seu estado, o Rio Grande do Norte, seus amigos e sua família. Quanta gente se orgulhava com as conquistas da Joaninha. E quanta alegria ela nos deu. Ela era uma tremenda atleta. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a coração dos familiares e amigos”, disse Mizael Conrado, presidente do CPB.

Até o momento, a família não informou detalhes do velório e enterro da atleta. 

 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar