Últimas Notícias

Ucrânia pede ao COI que investigue 19 atletas neutros

Encontro entre Thomas Bach e VOlodymyr Zelensky. - Foto: arquivo Presidência Ucrânia Oficial


O Comitê Olímpico Ucraniano enviou uma carta ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, pedindo-lhe que investigasse o comportamento dos atletas russos e belarrussos antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, alegando que não cumpriram as condições impostas e que estavam “apoiando a agressão contra a Ucrânia”.

 

O COI recebeu um alerta do Comitê Olímpico Ucraniano (UOC). A organização afirmou que os atletas da Rússia e de Belarus que procuram a qualificação para os Jogos Olímpicos e competem sob bandeira neutra não cumprem as condições impostas pelo COI, segundo a UOC. 

 

Sendo assim, em uma carta ao Presidente Thomas Bach, pediram que a situação fosse investigada. Em dezembro, o COI deu luz verde aos atletas russos e belarrussos para participarem nos Jogos de Paris em 2024 como atletas neutros., desde que não manifeste apoio a agressão contra a Ucrânia. 

 

Um trecho da carta do Comitê ucraniano a Bach diz:

"Gostaria de me dirigir mais uma vez a vós sobre a questão da potencial participação de atletas individuais neutros com passaportes russos e bielorrussos, em particular aqueles que competem em luta livre, a potencial participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e o seu cumprimento das condições de participação recomendadas pelo COI". 

 

A carta ainda ressalta que o desejo do UOC de apelar ao COI para que preste atenção especial a questões dos atletas neutros (INA) e considere as evidências e os fatos apresentados ao tomar a decisão final sobre a participação de atletas russos e de Belarus nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

 

Foram citados ainda alguns desses atletas que poderiam competir sob bandeira neutra:

Sadulaev Abdulrashid, Zaur Uguev, Zaurbek Sidakov, Aues Gonibov, Milad Valerikovitch Alirzaev, Rakhman Tavmurzaev, Vitali Kabaloev, Aliaksandr Hushtyn, Sergey Semenov, Artur Sargsian, Kiryl Maskevich, Aliaksandr Liavonchyk, Akhmed Usmanov, Abasgadzhi Magomedov, Artur Naifonov, Alina Kasabieva , Anastasia Sidelnikova, Vanesa Kaladzinskaya e Nadezhda Sokolova.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar