Últimas Notícias

Seleção Brasileira de basquete feminino estreia no Pré-Olímpico com 93% das atletas associadas a clubes nacionais

Seleção Brasileira de basquete feminino estreia no Pré-Olímpico com 93% das atletas associadas a clubes nacionais
Foto: Divulgação


O Pré-Olímpico de Basquetebol Feminino teve início na quinta-feira, 8, em Belém, no Pará. O chaveamento do Brasil conta com as seleções da Austrália, Sérvia e Alemanha, onde todas se enfrentarão entre si e as três melhores do grupo garantem vaga para as Olimpíadas de Paris 2024. Das 12 atletas convocadas, 11 possuem ou tiveram vínculo com clubes, representando 93% do total.

Dentre as instituições das quais as jogadoras representam ou já representaram, todas contam com o auxílio do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O projeto é uma peça fundamental nos sucessos esportivos do país nos últimos anos. Além do torneio, a entidade contribuiu significativamente para os recursos dos clubes formadores que forneceram atletas ao Pan-Americano de 2023 para a delegação brasileira. Considerando apenas os esportes apoiados pela organização, 96% foram beneficiados com suporte na formação de atletas, materiais e equipamentos oficiais, contratação de equipes técnicas e auxílio financeiro para participação em competições renomadas.

"A parceria entre o Comitê e os clubes que o integram é fundamental para impulsionar o desenvolvimento do esporte no país. Essa colaboração não só fortalece os clubes, mas também oferece o suporte necessário para manter os atletas em alto desempenho. É gratificante poder colaborar para o desempenho dos esportistas e fazer parte do sucesso esportivo do Brasil", destaca Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.

As atletas que representarão o Brasil são: Débora Costa e Vitória Marcelino, do SESI Araraquara – SP, Carina Martins e Vanessa Sassá, do Sampaio Basquete – MA, Leila Zabani do Ituano Esporte Clube – SP, e Licinara Bispo do Unimed Campinas – SP. Além delas, Tainá Paixão (Sampaio Basquete - MA), Isabela Ramona (Sodiê Mesquita – RJ), Damiris Dantas (Corinthians – SP), Érika Souza (Sampaio Basquete - MA), e Stephanie Soares (ADC Bradesco – SP) já atuaram em clubes brasileiros. A única atleta sem vínculo com agremiação é Kamilla Cardoso, que iniciou a carreira fora do Brasil e atualmente joga nos EUA.

O elenco completo se reuniu na semana passada para treinamento nas instalações da Assembleia Paraense – PA, outro clube parceiro do CBC e beneficiário do Programa de Formação de Atletas.

As partidas do Pré-Olímpico ocorrem no Ginásio Guilherme Paraense, conhecido como Mangueirinho. O Brasil enfrentou a Seleção da Austrália na quinta-feira às 20h, a Sérvia no sábado, 10, e a Alemanha no domingo, 11, todos no mesmo horário. Os jogos serão transmitidos ao vivo pelos canais da ESPN e Star+.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar