Últimas Notícias

De olho no 13º título, Caio Bonfim é atração da Copa Brasil de Marcha Atlética

De olho no 13º título, Caio Bonfim é atração da Copa Brasil de Marcha Atlética
Foto: Wagner Carmo/CBAt



O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) tentará o 13º título da categoria adulta na Copa Brasil de Marcha Atlética que será disputada dia 18 de fevereiro, em Vitória (ES). O circuito será montado na Mata da Praia, bairro da capital capixaba. A prova terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do Youtube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e servirá de qualificação para o Sul-Americano da modalidade, dia 10 de março, na Arena Pernambuco, em Recife (PE).

O evento marcará a estreia dos marchadores brasileiros na temporada nacional de 2024, em que os atletas têm como grande meta a participação nos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. Caio Bonfim e Viviane Santana Lyra (Praia Clube/Exército/Futel) já estão qualificados para a Olimpíada na prova dos 20 km. A outra classificada é Érica Sena (Pinheiros-SP), que mora em Cuenca, no Equador, e não participará da Copa Brasil.

Caio teve um ano fantástico em 2023. Afinal, conquistou a medalha de bronze dos 20 km do Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, quebrando pela segunda vez no ano o recorde brasileiro da prova, que era dele mesmo, com 1:17:47 – quarto melhor tempo no Ranking Mundial do ano.

Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro, Caio garantiu a prata nos 20 km, com 1:19:24, e o bronze na maratona de revezamento misto ao lado de Viviane Lyra. A dupla do Brasil completou os 42,195 km em 3:92:14.

Para completar a temporada tão especial, o brasileiro foi declarado campeão dos 20 km da World Athletics Race Walking Tour, circuito das principais competições de marcha atlética do mundo, equivalente à Liga Diamante para as provas de pista e campo. Em dezembro, recebeu o troféu de melhor representante do atletismo brasileiro na temporada, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

“2023 foi um ano mais do que especial, com medalha no Mundial, no Pan-Americano, título do Circuito Mundial, dois recordes brasileiros e eleito o melhor do atletismo no Prêmio Brasil Olímpico”, comentou o atleta nascido no dia 19 de março de 1991. “A Copa Brasil marcará o início de nova temporada, com grandes competições e destaque para os Jogos Olímpicos.”

Gabriela Muniz (CASO-DF) defenderá o título dos 20 km, conquistado no ano passado em Brasília. “Estou ansiosa para voltar a competir e começar mais uma temporada. Ainda estou afiando os treinos, me recuperando de uma lesão na posterior vinda da temporada passada, mas vamos com tudo brigar por mais esse título”, disse Gabriela. Já Viviane Lyra ainda não decidiu qual prova disputará em Vitória. Ela é a atual campeã dos 35 km.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar