![]() |
Thiago foi o grande herói do Brasil. Foto: @andregemmer @greenfilmes_181 |
A Copa Davis começou com os Estados Unidos avançando com tranquilidade sobre a Ucrânia por 4x0 em jogo na Lituânia, devido à guerra que atinge o país europeu, os estadunidenses não usaram força total e tiveram total controle do confronto ao avançarem para o Finals, os ucranianos jogam o playoff em setembro.
O Brasil bateu a Suécia e se classificou a fase final após 9 anos, e pela primeira vez no atual formato, em quadra dura coberta, na cidade sueca de Helsinborg, por 3x1, após duas vitórias heroicas de Thiago Monteiro e o triunfo de Rafael Matos e Felipe Meligeni nas duplas, o ponto europeu veio com derrota de Gustavo Heide.
A zebra da semana foi a derrota da Sérvia, sem o n°1 do mundo, Novak Djokovic, para a Eslováquia por 0x4 em casa, na cidade de Kraljevo, após chegar na semifinal do Finals em 2023. A antiga nação iugoslava alinhou quarteto top-100 para a série, contra um conjunto eslovaco que não teve atletas nos 100 primeiros do mundo.
O sérvio Miomir Kecmanovic perdeu na abertura para Lukas Klein por 0x2 e em seguida Alex Molcan aumentou a vantagem eslovaca ao virar, e aplicar pneu, sobre Dusan Lajovic pelas parciais de 4/6 6/2 6/0. A Eslováquia aproveitou a chance de eliminar o giganteu europeu e venceu a partida de duplas por 7/6(4) 6/3 com Lukas Klein e Igor Zelenay derrotando Nikola Cacic e Miomir Kecmanovic. Com o confronto decidido, Laslo Djere abandonou contra Lukas Pokorny e os eslovacos fecharam o caixão.
That moment when you qualify for your first Group Stage Finals 🪩🇸🇰#DavisCup pic.twitter.com/9RutlpEYjn
— Davis Cup (@DavisCup) February 3, 2024
Mais duas nações europeias avançaram marcando 4x0, a França bateu a Taipei Chinesa e a Tchéquia eliminou Israel. A Argentina jogou em Rosário e bateu o Cazaquistão em partida apertadíssima decidida na última partida, Francisco Cerundolo, n°1 da Argentina, venceu a abertura contra Dmitry Popko e perdeu a quarta partida da série ao enfrentar Timofel Skatov que venceu Tomas Martin Etcheverry, nas duplas, os argentinos venceram. Com o placar em 2x2, a epopeia do sul-americano Sebastian Baez e do cazaque Dmitry Popko foi iniciada.
Sebastian Baez venceu o primeiro set por 6/4 e não repetiu o desempenho no período seguinte ao perder por 3/6 para Dmitry. No terceiro set, os tenistas confirmaram saques e trocaram quebras de saque nos 9°e 10° games, empatando por 6/6, a partida foi ao desempate até 7 pontos. Baez abriu 4/1 e viu Popko virar para 6-4 com dois match points, o argentino salvou ambos e venceu por 8-6 após marcar os últimos quatro pontos.
The moment when you realise you're in to the #DavisCup Group Stages 😱#DavisCup | @AATenis pic.twitter.com/BFJWfAic7s
— Davis Cup (@DavisCup) February 4, 2024
Clássicos regionais agitaram a rodada com fechamentos em cinco jogos e viradas, Chile x Peru e Países Baixos x Suíça foram parecidos com jogos de alto nível, pelo lado dos sul-americanos, Alejandro Tabilo foi o herói chileno com vitória nas partidas 1 e 5. Juan Pablo Varillas perdeu a primeira partida para Tabilo por 6/4 2/6 1/6 e não saiu vitorioso no quarto confronto ao enfrentar Nicolas Jarry que venceu por 6/2 6/4. Os irmãos Huerta del Pino, Arklon e Conner, pontuaram nas duplas sobre Tomás Barrios Vera/Tabilo pelas parciais de 7/5 6/3.
O destaque da série foi o último e decisivo jogo em Santiago, Chile, sede dos últimos Jogos Pan-Americanos, entre Alejandro Tabilo e Ignacio Buse. A partida se iniciou às 22 horas e terminou 23:36, no horário chileno, que equipara o de Brasília. O peruano Ignacio abriu na frente marcando 6/2 com duas quebras de saque do time chileno e três set point perdidos.
Com games mais longos, Tabilo aproveitou quebra a frente no 4° game e, perdendo set point, empatou a série ao marcar 6/3. Alejandro impôs o ritmo do jogo e superou games longos para quebrar Buse duas vezes e vencer por 6/2 em 1h36 de partida. O Chile fecha a conta em 3x2 e joga o Grupo Mundial.
Signed. Sealed. Delivered 🤩
— Davis Cup (@DavisCup) February 5, 2024
The winning point from Alejandro Tabilo...!#DavisCup | @Fetech_cl pic.twitter.com/3jx1Z9tTgh
Os Países Baixos, cabeças de chave 5, avançaram sobre a Suíça após abrirem 1x0 com vitória de Tallon Grieskpoor por duplo 7/6(3) sobre Marc-Andrea Huesler, o neerlandes perdeu dois set e dois match points, o jogo teve ao total 2 quebras de saque e 1h50m de duração. A Suíça virou para 1x2 com triunfos de Leandro Reidi contra Botic Van De Zandschulp por 6/4 7/6(3) e Huesler/Reidi contra Wesley Koolhof/Jean-Julien Rojer pelas parciais de 7/6(5) e 7/6(2), os suíços abriram 6-0 no tie-break do segundo set e perderam dois pontos antes de concluírem a partida.
As duas vitórias neerlandesas vieram com muita luta, primeiro Tallon Griekspoor marcou 7/6(6) 7/6(3) sobre Leandro Reidi com match point perdido e nenhum ponto de quebra de saque contestado, ao todo 1h43m de jogo. Botic Van De Zandschulp perdeu dois set points no segundo período e venceu Marc-Andrea Husler por 5/7 7/6(5) 6/3 para marcar 3x2 levar seu país a fase final.
The victory moment for the Netherlands 🇳🇱🧡#DavisCup | @KNLTB | @Boticvdz pic.twitter.com/LkCqNEpbNL
— Davis Cup (@DavisCup) February 3, 2024
A Alemanha bateu a Hungria após vitórias de Dominik Koepfer, Kevin Krawietz/Tim Puetz e Jan-Lennard Struff, a derrota foi pelas mãos do húngaro Marton Fucsovics sobre Struff, no segundo jogo. As seleções europeias decidiram jogar o quinto confronto da série com vitória húngara, no final, 3x2 e os alemães avançam para o Finals. Também garantindo vaga no Grupo Mundial por 3x1, o Canadá bateu a Coreia do Sul, a Bélgica derrotou os cabeças de chave 3 Croácia e a Finlândia superou Portugal.
O Grupo Mundial contará com:
Itália - Campeões
Austrália - Vice-campeões
Reino Unido - Convidados
Espanha - Convidados
Brasil
Canadá
Eslováquia
Bélgica
Alemanha
Países Baixos
Tchéquia
EUA
Finlândia
França
Argentina
Chile
0 Comentários