Foto: FIVB |
A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) decidiu liberar um 13º jogador (a) para as seleções em Paris-2024, mas este atleta a mais só poderá entrar em caso de lesão de um dos outros 12 jogadores convocados. A informação foi divulgada primeiro pelo site Web Vôlei nesta segunda (8) e confirmada pouco depois.
O desejo de aumentar o número de atletas nos Jogos pelas seleções de vôlei já eram antigas, mas esbarravam no COI (Comitê Olímpico Internacional) em razão do espaço na Vila dos Atletas. Em outros torneios, os países podem levar mais jogadores, sendo 14 no Mundial e 18 na Liga das Nações.
Mesmo com a adição do jogador, a questão do espaço segue, com a dúvida se o 13º jogador irá ficar na Vila ou terá que ficar em hotel. Para Paris-2024, o número esperado é de 10.500 atletas, sendo que essa será a primeira edição olímpica com o mesmo número de atletas homens e mulheres.
O Brasil está garantido nos dois naipes, conseguindo a classificação via Pré-Olímpico. Já estão garantidos nos dois naipes além da seleção brasileira, França (país-sede), Estados Unidos e Polônia. No masculino, Canadá, Alemanha e Canadá já carimbaram o passaporte e no feminino, República Dominicana, Sérvia e Turquia também já se garantiram.
0 Comentários