Últimas Notícias

Resumo do 1º dia de competições em Gangwon 2024

Zion Bethonico foi bronze no snowboard cross
Zion Bethonico foi bronze no snowboard cross / COI/Gaspar Nóbrega

No primeiro dia de competições em Gangwon nós já tivemos sete brasileiros em ação em quatro modalidades diferentes. Destaque para a inédita medalha de bronze de Zion Bethonico no snowboard cross. Mariana Silva competiu no biatlo. Também tivemos a estreia do time de curling composto por Pedro Ribeiro, Guilherme Melo, Julia Gentile e Rafaela Ladeira e de Lucas Koo na patinação de velocidade em pista curta. Houve também competições no hóquei no gelo, luge e salto de esqui, modalidades sem brasileiros.

BIATLO

Mariana Silva foi a 93ª, ficando à frente de cinco atletas nos 10km individual feminino. Ela completou o percurso em 59:43.8, sendo 22:40.4 mais lenta que a vencedora e medalhista de ouro Ilona Plechacova, representante da República Tcheca. A tcheca só errou um tiro dos vinte feitos mesmo com a visibilidade baixa devido à neve. A alemã Marie Keudel ficou com a prata e a italiana Nayeli Cavagnet com o bronze. Mariana foi a única sul americana na prova.

Nos 12,5km individual masculino, prova essa sem brasileiros, o ouro foi para o francês Antonin Guy, a prata para o norueguês Storm Veitsle e o bronze para o eslovaco Markus Sklenarik que só errou um tiro.

CURLING

O time de curling brasileiro estreou com derrota para os donos da casa por 17 a 1. A partida foi válida pelo grupo B. No grupo A os Estados Unidos venceram a Noruega por 8 a 3; o Japão venceu a Nigéria por 20 a 1; a China triunfou sobre a Turquia por 6 a 2 e a Suécia sobre a Nova Zelândia por 9 a 3. No grupo B além da derrota brasileira, a Suíça venceu a Alemanha por 11 a 2; o Reino Unido superou a Dinamarca por 7 a 6 e a Itália venceu ao Canadá por 8 a 3.

Na segunda rodada do grupo A, a Turquia massacrou a estreante Nigéria por 22 a 2; a Suécia venceu a Noruega por 10 a 7; os Estados Unidos passaram pela Nova Zelândia por 8 a 4 e a China levou a melhor contra o Japão por 7 a 6.

PATINAÇÃO DE VELOCIDADE EM PISTA CURTA

Lucas Koo terminou em 21º nos 1500m
Lucas Koo terminou em 21º nos 1500m / Divulgação COB

Nos 1500m masculino, Lucas Koo avançou à semifinal com o segundo lugar em sua bateria (os três melhores se classificavam). Na semifinal, apesar de ter terminado entre os três primeiros, Lucas foi penalizado e desclassificado acabando a competição em 21º. Ainda assim, de acordo com o chefe da equipe de gelo em Gangwon, Gabriel Karnas, Lucas "competiu muito bem, com chance de chegar numa final A ou B. Pelo desempenho, daria para ele ficar até no top-10". Lucas ainda competirá nas provas de 1000m e 500m, nas quais, segundo concluiu Karnas, "ele pode alcançar a final pelo nível de patinação que está apresentando". Será que vem mais medalhas pro Brasil em Gangwon?

O ouro nos 1500m masculino foi para o sul coreano Jaehee Joo, a prata pro chinês Xinzhe Zhang e o bronze para o também sul coreano Yousung Kim. No feminino dobradinha chinesa com ouro pra Jingru Yang e prata pra Jinzi Li. A medalha de bronze foi pra japonesa Nonomi Inoue.

SNOWBOARD

Zion Bethonico fez história ao conquistar a primeira medalha brasileira em eventos olímpicos de inverno, seja nos jogos adultos ou nos da juventude. O brasileiro foi o medalhista de bronze na final do Snowboard Cross masculino. O ouro foi de Jonas Chollet, da França e a prata de Anthony Shelly, do Canadá.

Na versão feminina da prova, sem brasileiras, a suíça Noemie Wiedmer subiu ao lugar mais alto do pódio. A prata e o bronze ficaram com Maja-li Danielsson e Lea Casta, respectivamente. Ambas representavam a França.

OUTROS ESPORTES

No hóquei no gelo masculino esses foram os resultados: Polônia 8 x 18 Cazaquistão; Áustria 12 x 3 Reino Unido; Letônia 24 x 5 Espanha e Taipé Chinês 2 x 11 Dinamarca. No feminino: Países Baixos 1 x 6 Austrália; Coreia do Sul 3 x 6 China; Itália 5 x 3 Turquia e México 0 x 17 Hungria.

No luge individual feminino saiu a primeira medalha de Gangwon. E foi pra alemã Antonia Pietschmann. A prata foi pra italiana Alexandra Oberstolz e o bronze pra austríaca Marie Riedl. Nas duplas masculinas os italianos Brunner/Weissensteiner foram os vencedores com os letões Gruzdulis/Cepulis como vice e os alemães Gruenbeck/Kuehrt como terceiro.

No salto de esqui individual feminino tivemos a segunda medalha de Gangwon. Com dois excelentes saltos a eslovena Taja Bodlaj pareceu voar para ficar com o ouro, enquanto a estadunidense Josie Johnson conquistou a prata e a norueguesa Ingvild Midtskogen, o bronze. No masculino o campeão foi Ilya Mizernykh, do Cazaquistão. O austríaco Niki Humml ficou com a prata enquanto o polonês Lukasz Lukaszczyk com o bronze.

Ao fim do primeiro dia de competições, 18 países já foram laureados. A França com dois ouros, uma prata e um bronze lidera o quadro, seguida pela China com um ouro e duas pratas. Empatados em terceiro estão Alemanha e Itália com uma medalha de cada e completando o top-5 temos a Coreia do Sul, com uma de ouro e uma de bronze. A inédita medalha brasileira colocou o país em 15º colocado.

No primeiro dia França lidera, Brasil é o 15º
No primeiro dia França lidera, Brasil é o 15º

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar