Últimas Notícias

Parada das Nações - Bahamas



Sigla: BAH

Medalhas na história: Ouros: 8 | Pratas: 2 | Bronzes: 6 | Total: 16

Em Tóquio... Ouro: 2 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 2

Primeira Participação olímpica: Helsinque-1952 

Maior medalhista olímpico: Pauline Davis-Thompson (Atletismo), dois ouros e uma prata

  

As ilhas caribenhas herdam da localização geográfica mais do que apenas as paisagens paradisíacas, mas também a tradição do atletismo. No caso específico das Bahamas, o país é reconhecido pelos imponentes corredores e por conta disso, carrega o status de nação com menos de um milhão de habitantes com mais medalhas olímpicas na história - dezesseis no total.

PARADA DAS NAÇÕES - AZERBAIJÃO

A participação do país em Jogos Olímpicos começou em Helsinque-1952. A maior delegação foi obtida em Atlanta-1996, com 26 atletas. Quatro anos depois viria a melhor participação, com dois ouros e um bronze em Sydney 2000.

Em Tóquio-2020, foram conquistadas duas medalhas de ouro no atletismo, com Steve Gardiner nos 400m masculino e com Shaunae Miller-Uibo, nos 400m feminino. Para Paris-2024, Gardiner já carimbou seu passaporte juntamente com outras duas compatriotas: Devynne Charlton, nos 100m com barreiras e Anthonique Strachan, nos 200m e nos 100m

 
Esportes Fortes

Atletismo - Das 16 medalhas das Bahamas em Jogos Olímpicos vieram no atletismo, 12 vieram do atletismo, sendo oito ouros conquistados. A velocista Pauline Davis Thompson é uma lenda local, com dois ouros obtidos nos Jogos de 2000: um nos 200m livres e outro no 4x100m. Em 2012, o quarteto masculino do 4x400m bateu o todo poderosos revezamento do Estados Unidos e ficou com o lugar mais alto do pódio.

Pauline Davis-Thompson é a maior atleta olímpica de Bahamas (foto: Comitê olímpico de Bahamas)

Vela - Apesar de hoje não ser mais uma potência, Bahamas já teve medalha de ouro olímpica na vela. Foi em Tóquio 1964, com Durward Knowles e Cecil Cooke na classe star. Antes disso, Knowles - competindo junto com Sloan Farrington - já havia ficado com o bronze em Melbourne 1956.

 

Atletas

Steve Gardiner (Atletismo) - Campeão mundial em Doha 2019 e com duas medalhas olímpicas (ouro nos 400m em Toquio 2020 e bronze no revezamento 4x400m no Rio 2016), Gardiner é um dos ícones da prova de 400m. Ele esteve afastado das pistas em 2023 por lesão, no entanto, recuperado e com vaga garantida para Paris, chega como um dos favoritos na prova dos 400m.

Gardiner exibe a bandeira de Bahamas após conquistar o ouro olímpico em Tóquio (foto: Dylan Martínez/Reuters)
 

Shaunae Miller-Uibo (Atletismo) - Campeã olímpica nos últimos dois Jogos Olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020) e campeã Mundial em Eugene 2022, É o grande destaque dos 400m feminino. Após pausa para se tornar mãe, Shaunae volta suas baterias  para os jogos olímpicos e se chegar bem, será uma das atleta bahamense com mais chances de pódio em Paris.


2 Comentários

  1. Matilde Fátima Garro dos Santos Guimarães21/1/24 10:54 AM

    Sobre a Parada das Nações as postagens foram ricas nas informações, contribuindo na valorização.


    ResponderExcluir
  2. Parada das Nações, mostra de competências, orgulho pessoal e profissional.

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar