Últimas Notícias

Parada das Nações - Azerbaijão

Parada das Nações - Azerbaijão


Sigla: AZE

Medalhas na história: Ouro: 7 | Prata: 14 | Bronze: 28 | Total: 49

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 3 | Bronze: 4 | Total: 7

Primeira Participação olímpica – Atlanta 1996

Maior medalhista olímpico – Namig Abdullayev e Toghrul Asgarov (Wrestling), um ouro e uma prata cada

Antigos integrantes da União Soviética, o  Azerbaijão fez parte da Equipes Unificada em Barcelona-1992, mas como país independente,  a primeira vez foi Atlanta-1996, não faltando nenhuma olimpíada desde então.A primeira medalha veio com o wrestler Namig Abdullayev, com a prata na categoria até 52kg livre, uma prata. 


O primeiro ouro também foi com Abdullayev, em Sidney 2000 na categoria até 55kg livre, um dos maiores medalhistas olímpicos do país ao lado do também wrestler Toghrul Asgarov, que assim como Namig, tem um ouro e uma prata

O Azerbaijão é um país forte em esportes de luta. Das 49 medalhas olímpicas, 44 foram conquistadas em esportes de contato (Wrestling, Judô, Taekwondo, Caratê e Boxe). No Rio-2016, eles levaram sua maior delegação - 56 atletas e alcançaram o maior número de medalhas, 18 no total com um ouro, sete pratas e 10 bronzes. Em Tóquio-2020, o número de medalhas diminuiu pela primeira vez desde 2000, sete medalhas, nenhuma de ouro, três pratas e quatro bronzes.

Parada das Nações - Azerbaijão
Namig Abdullayev é declarado campeão olímpico em Sidney 2000


Esportes fortes

Wrestling – Responsável por 25 das 49 medalhas olímpicas, o wrestling pode ser considerado o principal esporte olímpico do Azerbaijão, já que o país medalhou em todas as edições olímpicas em que esteve presente. Só no Rio 2016 foram seis medalhas.

Judô – Com cinco medalhas, o judô azeri também adquiriu uma tradição recente nos Jogos Olímpicos.  Elunr Mammadli faturou o único ouro em Pequim 2008 na categoria até 73kg e em Tóquio, o país saiu com uma medalha de bronze

Boxe – Outra modalidade de luta que deu medalhas para o país. O boxe do país faturou nove medalhas em Jogos Olímpicos, com uma prata e oito bronzes e busca a sonhada primeira medalha de ouro da modalidade em Paris.


Sanan Suleymanov tenta buscar o primeiro ouro olímpico (Foto: Divulgação)


Atletas


Sanan Suleymanov (Wrestling) - Detentor de duas pratas em mundiais na categoria até 77kg greco romana, Suleymanov já tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos e é favorito para subir ao pódio na categoria em Paris.

Skydan pode trazer uma medalha inédita para o Azerbaijão no atletismo (foto: Federação azeri de atletismo)

Hanna Skydan (Atletismo) - A ucraniana naturalizada Azeri especialista no arremesso de martelo teve seu melhor resultado em mundiais em 2023, ficando em quarto lugar. Em Paris, ela espera manter esse bom momento e brigar por uma medalha olímpica inédita para o Azerbaijão na modalidade

Zelym Kotsoiev (Judô) - Grande nome do judô azeri na atualidade, Kotsoiev vem de dois bronzes nos últimos mundiais na categoria até 100kg e espera conseguir seu primeiro pódio olímpico em Paris.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar