Últimas Notícias

Parada das Nações - Afeganistão



Sigla: AFG

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 2 | Total: 2

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica: Berlim 1936

Maior medalhista olímpico:  Rohullah Nikpai (Taekwondo), dois bronzes

 

Localizado no Centro-sul da Ásia, O Afeganistão estreou em Jogos Olímpicos na edição de Berlim em 1936, ficando de fora nas edições de 1952, 1976, 1984 – aderindo ao boicote do bloco socialista liderado pela União Soviética -1992 e 2000 – quando foi suspenso por conta da discriminação que o regime extremista Talibã, que comandava o país na época, fazia com as mulheres.

PARADA DAS NAÇÕES - ATLETAS NEUTROS INDIVIDUAIS

Somente na olimpíada seguinte em 2004 que o Afeganistão enviou as primeiras mulheres aos Jogos Olímpicos, com Robina Muqim Yaar do atletismo e Friba Razayee do judô. Em 2008, veio a primeira medalha olímpica no Taekwondo, bronze com Rohullah Nikpai, que se repetiu em Londres-2012. Foram as únicas medalhas olímpicas do país.

Em Londres 1948 Tivemos a maior delegação olímpica do Afeganistão, com 31 atletas. Nas últimas olimpíadas, o país tem enviado poucos atletas, sendo apenas cinco na última edição em Tóquio. Por conta da volta do Talibã ao poder no segundo semestre de 2021, o que ocasionou uma grande turbulência política. Por isso, a situação esportiva do país é uma incógnita, não sabendo até o presente momento em que este post foi ao ar se as mulheres afegãs poderão estar representando o país na próxima olimpíada normalmente.

 

Esportes fortes

 

Taekwondo – Esporte que trouxe as duas únicas medalhas olímpicas do país, o esporte tem seu grau de popularidade no Afeganistão. No último mundial, oito atletas foram à competição, e a expectativa é que ao menos um representante afegão esteja em Paris.

Nikpai é o maior atleta olímpico da história do Afeganistão (foto: Reuters)

Atletismo – Apesar de nunca ter conseguido bons resultados, o Afeganistão tem tradição de mandar velocistas nos 100 m rasos para as olimpíadas. No último mundial da modalidade, o único representante do Afeganistão foi um velocista da prova, Said Gilani.

 

Atletas

Moshen Rezaee (Taekwondo) - Primeiro afegão a se tornar campeão asiático de taekwondo, Rezaee é o atleta do país com o ranking mais alto dentre todos os pesos. Bronze nos últimos jogos Asiáticos, Moshen pode se qualificar para os Jogos de Paris e tentar repetir o feito de seu compatriota Rohullah Nikpai, faturando uma medalha olímpica.

Kimia Yousufi (Atletismo) - Refugiada no Irã após a volta do Talibã ao poder no Afeganistão, Yousufi continua representando o país em alguns eventos. Dona do recorde nacional do Afeganistão e presente nos Jogos de Tóquio, ainda não se sabe se ela representará o país na Olimpíada ou se ela recorrerá à equipe olímpica de Refugiados para estar em Paris. 

 


 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar