Últimas Notícias

Com prova marcada por recordes mundiais, Brasil disputa etapa de Salt Lake City da Copa do Mundo de Patinação de Velocidade

Brasil participou no revezamento misto
Brasil participou no revezamento misto / Foto: CBDG

Entre os dias 26 a 28 de janeiro de 2024, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, foi realizada a quinta de seis etapas da Copa do Mundo de Patinação de Velocidade. Os patinadores vão ganhando pontos com base em suas colocações em cada prova.

Na etapa de Salt Lake City houve uma prova de 500m, duas de 1000m, uma de 1500m, de 3000m, 5000m, largada em massa, perseguição em equipe e a estreia do revezamento misto, prova essa que contou com a equipe brasileira formada por Larissa Paes, de 26 anos, e Éder Moraes, de 39. Infelizmente eles não completaram a prova, ficando assim sem classificação. Nessa prova as trocas de patinadores ainda não estão muito bem ensaiadas e vários países, inclusive nações tradicionais na patinação, erraram nesse quesito. O time italiano e o norueguês foram desclassificados. A vitória foi da China com o tempo de 2:54.90. A segunda posição ficou com o time alemão e a terceira com a Coreia do Sul.

Nos eventos masculinos na competição dos 500m o estadunidense Jordan Stolz foi o único a baixar de 34 segundos. Com isso ele bateu seu recorde pessoal e o nacional (33.96). O segundo colocado foi o canadense Laurent Dubreuil e o terceiro o japonês Yuma Murakami. Na primeira prova de 1000m Jordan Stolz, de apenas 19 anos, não só venceu, como também bateu o recorde mundial com o tempo de 1:05.37. Mais de um segundo e meio atrás, o chinês Zhongyan Ning foi o segundo e o italiano David Bosa, o terceiro. Na segunda prova de 1000m Stolz venceu novamente, mas dessa vez sem recordes. O neerlandês Tim Prins foi o segundo e o japonês Tatsuya Shinhama o terceiro. Nos 1500m outra vitória de Stolz (1:40.87). Zhongyan Ning foi vice e o neerlandês Wesly Dijs terceiro.

Ainda nos eventos masculinos, nas maiores distâncias, nos 5000m Patrick Roest, dos Países Baixos, venceu com o tempo de 6:02.98. Davide Ghiotto, da Itália, foi o segundo e Ted-Jan Bloemen, do Canadá, o terceiro. Roest e Ghiotto bateram seus recordes pessoais. Na largada em massa quem venceu foi o sul coreano Jae-Won Chung, tendo o belga Bart Swings como vice e o neerlandês Bart Hoolwerf como terceiro. Por fim, na perseguição em equipe os Estados Unidos com Dawson, Lehman e Cepuran derrubaram o recorde mundial fazendo o tempo de 3:33.66, mais de um segundo abaixo do recorde anterior. A segunda equipe mais rápida foi a norueguesa e a terceira a italiana.

Partindo para os eventos femininos, nos 500m dobradinha estadunidense com Erin Jackson (36.90) e Kimi Goetz. A sul coreana Min-Sun Kim completou o pódio. Na primeira prova de 1000m a japonesa Miho Takagi foi a mais rápida com o tempo de 1:12.77. Oito centésimos depois, Kimi Goetz foi prata e Mei Han, da China, bronze. Na segunda prova de 1000m, ouro pra Kimi Goetz (1:13.08) nove centésimos à frente da neerlandesa Jutta Leerdam e treze que a também neerlandesa Femke Kok. Nos 1500m Takagi voltou a vencer, dessa vez com o tempo de 1:51.60. Em seguida dobradinha dos Países Baixos com Antoinette de Jong e Joy Beune.

Continuando com os eventos femininos, nos 3000m dobradinha neerlandesa com Joy Beune (3:56.86) e Irene Schouten. Valerie Maltais, do Canadá, completou o pódio. Elas foram as únicas três atletas a abaixarem dos 4 min. Na largada em massa Ivanie Blondin, do Canadá, venceu seguida por Irene Schouten e Valerie Maltais. Por fim, na perseguição em equipe, a vitória foi canadense, com Japão em segundo e Estados Unidos em terceiro.

A próxima e última etapa será realizada em Quebec, no Canadá, entre os dias 2 a 4 de fevereiro de 2024.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar