![]() |
Brasil participou no revezamento misto / Foto: CBDG |
Na etapa de Salt Lake City houve uma prova de 500m, duas de 1000m, uma de 1500m, de 3000m, 5000m, largada em massa, perseguição em equipe e a estreia do revezamento misto, prova essa que contou com a equipe brasileira formada por Larissa Paes, de 26 anos, e Éder Moraes, de 39. Infelizmente eles não completaram a prova, ficando assim sem classificação. Nessa prova as trocas de patinadores ainda não estão muito bem ensaiadas e vários países, inclusive nações tradicionais na patinação, erraram nesse quesito. O time italiano e o norueguês foram desclassificados. A vitória foi da China com o tempo de 2:54.90. A segunda posição ficou com o time alemão e a terceira com a Coreia do Sul.
Nos eventos masculinos na competição dos 500m o estadunidense Jordan Stolz foi o único a baixar de 34 segundos. Com isso ele bateu seu recorde pessoal e o nacional (33.96). O segundo colocado foi o canadense Laurent Dubreuil e o terceiro o japonês Yuma Murakami. Na primeira prova de 1000m Jordan Stolz, de apenas 19 anos, não só venceu, como também bateu o recorde mundial com o tempo de 1:05.37. Mais de um segundo e meio atrás, o chinês Zhongyan Ning foi o segundo e o italiano David Bosa, o terceiro. Na segunda prova de 1000m Stolz venceu novamente, mas dessa vez sem recordes. O neerlandês Tim Prins foi o segundo e o japonês Tatsuya Shinhama o terceiro. Nos 1500m outra vitória de Stolz (1:40.87). Zhongyan Ning foi vice e o neerlandês Wesly Dijs terceiro.
Ainda nos eventos masculinos, nas maiores distâncias, nos 5000m Patrick Roest, dos Países Baixos, venceu com o tempo de 6:02.98. Davide Ghiotto, da Itália, foi o segundo e Ted-Jan Bloemen, do Canadá, o terceiro. Roest e Ghiotto bateram seus recordes pessoais. Na largada em massa quem venceu foi o sul coreano Jae-Won Chung, tendo o belga Bart Swings como vice e o neerlandês Bart Hoolwerf como terceiro. Por fim, na perseguição em equipe os Estados Unidos com Dawson, Lehman e Cepuran derrubaram o recorde mundial fazendo o tempo de 3:33.66, mais de um segundo abaixo do recorde anterior. A segunda equipe mais rápida foi a norueguesa e a terceira a italiana.
Partindo para os eventos femininos, nos 500m dobradinha estadunidense com Erin Jackson (36.90) e Kimi Goetz. A sul coreana Min-Sun Kim completou o pódio. Na primeira prova de 1000m a japonesa Miho Takagi foi a mais rápida com o tempo de 1:12.77. Oito centésimos depois, Kimi Goetz foi prata e Mei Han, da China, bronze. Na segunda prova de 1000m, ouro pra Kimi Goetz (1:13.08) nove centésimos à frente da neerlandesa Jutta Leerdam e treze que a também neerlandesa Femke Kok. Nos 1500m Takagi voltou a vencer, dessa vez com o tempo de 1:51.60. Em seguida dobradinha dos Países Baixos com Antoinette de Jong e Joy Beune.
Continuando com os eventos femininos, nos 3000m dobradinha neerlandesa com Joy Beune (3:56.86) e Irene Schouten. Valerie Maltais, do Canadá, completou o pódio. Elas foram as únicas três atletas a abaixarem dos 4 min. Na largada em massa Ivanie Blondin, do Canadá, venceu seguida por Irene Schouten e Valerie Maltais. Por fim, na perseguição em equipe, a vitória foi canadense, com Japão em segundo e Estados Unidos em terceiro.
A próxima e última etapa será realizada em Quebec, no Canadá, entre os dias 2 a 4 de fevereiro de 2024.
0 Comentários