Últimas Notícias

Apesar de boatos, esportes aquáticos em Paris 2024 não mudarão de local

Esportes aquáticos recebem grande atenção no programa olímpico. - Foto: arquivo World Aquatics / FINA


Os organizadores de Paris 2024 negaram veementemente os rumores de que estejam estudando uma mudança de local para os eventos aquáticos dos próximos Jogos Olímpicos e enfatizaram que o evento irá decorrer conforme planejado originalmente.

 

Nos primeiros dias de 2024 surgiu uma polêmica nas redes sociais de que o Centro Aquático Olímpico (CAO) situado em frente ao Stade de France, em Saint-Denis, não estaria apto a receber as competições aquáticas em julho e todo o programa seria transferido para a Arena La Défense, em Nanterre, também no norte de Paris.

 

Os rumores surgiram pelo alto custo do projeto do Centro Aquático Olímpico (CAO) em frente ao Stade de France, estimado entre 70 e 90 milhões de dólares. Perante estes alegados problemas orçamentais, os rumores apontaram uma mudança do local dos esportes aquáticos.

 

“Em nenhum momento esteve prevista a realização da prova de natação neste CAO. Com efeito, a ideia inicial era construir novas instalações junto à atual, com uma estrutura provisória, mas essa possibilidade foi rapidamente descartada porque é muito mais eficiente transferir a competição de natação para a Arena Paris La Défense, que tem capacidade para entre 18.000 e 19.000 pessoas", comentou Laurent Ciubini, CEO da Federação Francesa de Natação.

 

Ou seja, o Centro Aquático Olímpico, construído para os Jogos Olímpicos, acolherá as provas de natação artística, saltos ornamentais e as fases preliminares do pólo aquático, enquanto as provas de natação serão realizadas na Arena Paris La Défense, de acordo com o plano original. publicado no site oficial dos Jogos Paris 2024. 

 

“Ganhamos em número de expectadores num local que já não é provisório, mas definitivo. De qualquer forma, nunca esteve prevista a realização de competições de natação no CAO. Tínhamos pensado nisso com o Métropole Grand Paris, mas por questões de custo, não poderíamos ter um local permanente com capacidade para 15 mil pessoas, não fazia sentido. Na verdade, há cada vez menos sendo construídos no mundo”, explica Laurent Ciubini. 

 

Comentando esta decisão, a principal figura da natação francesa argumentou: “No futuro, esta instalação não poderá acolher um campeonato mundial, o que exige uma capacidade de 15.000 lugares e cinco piscinas olímpicas próximas. agora são realizadas em estádios ou grandes arenas que foram convertidas para esse fim."

 

As afirmações do francês são fáceis de verificar porque, exceto Budapeste em 2019 e 2022, todos os campeonatos mundiais de natação foram realizados em piscinas temporárias (Rod Laver Arena em Melbourne em 2007, Palau Sant Jordi em Barcelona em 2013 e o estádio de futebol de Kazan em 2015). como o que será construído em La Défense para os Jogos que começam em 27 de julho. 

 

A comissão organizadora não quer construir estádios que não serão utilizados posteriormente e cuja manutenção será cara. A política francesa, em linha com as orientações da União Europeia (UE) e a Agenda 2030, é organizar os Jogos Olímpicos de forma responsável e ambientalmente sustentável, sem desperdiçar dinheiro desnecessariamente, como tem acontecido noutros Jogos Olímpicos. 

 

Abundam os exemplos de desperdício de dinheiro, cujo símbolo é o que aconteceu nos Jogos Rio 2016, onde elefantes brancos estão espalhados pela Barra da Tijuca (onde foram realizadas a maior parte das disciplinas desses Jogos e onde foram construídos estádios ou instalações, hoje abandonados) . 

 

Vale lembrar que a natação é um dos esportes que está presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos modernos desde 1896, com possibilidade de participação feminina desde 1912, quando Estocolmo sediou seus únicos Jogos Olímpicos. As provas de natação em Paris 2024 acontecerão de 27 de julho a 4 de agosto, com 35 provas: 17 na categoria masculina, 17 na categoria feminina e um revezamento misto.


1 Comentários

  1. Matilde Fátima Garro dos Santos Guimarães24/1/24 9:37 PM

    Foi ótimo saber que foi resolvido os boatos, referente aos eventos aquáticos dos próximos Jogos Olímpicos, mantendo a definição original.

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar