Últimas Notícias

Aitana Bonmati é eleita melhor jogadora do mundo; FIFA anuncia criação do Prêmio Marta

De vestido preto, Aitana sorri com o troféu do The Best na mão. Ela é morena e branca
Foto: Divulgação

A espanhola Aitana Bonmati foi eleita nesta segunda (15), a melhor jogadora do mundo no prêmio The Best da FIFA, em cerimônia realizada em Londres. A meio-campista foi destaque na Espanha campeã do mundo e nacionalmente e continentalmente pelo Barcelona.

Aitana já havia levado o prêmio de melhor da Europa e a Bola de Ouro, tradicional premiação do L'Equipe. Ela enfrentou a colombiana Linda Caicedo e a companheira de seleção, Jennifer Hermoso. Na Copa, ela foi eleita também a melhor jogadora do torneio. 

A treinadora da Inglaterra, Sarina Wiegmann, foi a vencedora do prêmio de melhor treinadora de futebol feminino. Ela comandou a seleção inglesa no vice-campeonato mundial em 2023 e o seu trabalho tem chamado tanto a atenção que ela é cotada para assumir a masculina. Essa é a terceira vez que a técnica leva o prêmio de melhor técnica.

O campeão olímpico em Pequim-2008, Lionel Messi foi eleito o melhor do mundo no The Best pela quarta vez na carreira.

Marta é a primeira atleta na história homenageada em atividade

A Rainha Marta se tornou nesta segunda, a primeira atleta, tanto no masculino quanto no feminino, a ser homenageada em atividade pela FIFA. Anteriormente, o húngaro Ferenc Puskas foi homenageado pela sua carreira no The Best, mas ele morreu ainda no Séc.XX.

O prêmio era um troféu especial dado pela FIFA e no palco, a jogadora citou Pelé e Zagallo e emocionou o público presente. Ela fez questão de fazer seu discurso em português.

A sua genialidade nos campos deixará o seu legado com um prêmio de gol mais bonito no futebol feminino se chamando Prêmio Marta.

Pia Sundhage será treinadora da Suíça

A técnica sueca Pia Sundhage, finalista do prêmio de melhor treinadora do mundo na temporada passada, enquanto treinava o Brasil, deve assumir como a nova treinadora da seleção feminina da Suíça, de acordo com veículos de imprensa da Europa.

Demitida da seleção brasileira após ser eliminada na primeira fase da última Copa do Mundo, Pia terá como desafio levar a Suíça a uma boa campanha na Eurocopa de 2025, quando será o país-sede e fazer o mesmo na Copa do Mundo de 2027. 

Ela substitui o técnico interino Reto Gerstchen, que por sua vez estava substituindo Inka Grings, mandada embora após quatro derrotas seguidas na Nations League, torneio que define as seleções classificadas para os Jogos Olímpicos.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar