Últimas Notícias

Resumo do ANTEPENÚLTIMO dia do Jogos Parapan-americanos

 

Saulo Cruz/CPB

ATLETISMO

Em dia de ouro e recorde mundial nos 400m T20 de Samuel Oliveira, o Brasil faturou mais 15 medalhas no atletismo. Ouro para Wanna Brito no arremesso de peso F32/33/34 com 7,36 (recorde parapan-americano) - e bronze para Leylane Castro na mesma prova; Raissa Machado no arremesso de dardo F56 (recorde parapan-americano); Fernanda Yara nos 400m T47 (recorde parapan-americano) - e Maria Clara Augusto foi prata e Ariosvaldo Parré nos 100m T53 (recorde parapan-americano)  

medalhas de prata para Davi Wilker nos 100m T13, Ana Cláudia Silva no salto em distância T42/44/T61-64; Cristian Ribera 100m T54; Mateus Aser nos 100m T36 e Aline Rocha nos 1500m T54 - Vanessa Cristian foi bronze na mesma prova.

os bronzes de Silvaldo Souza nos 1500m T13, Poliana Sousa no arremesso de peso F55 e de Marcelly Pedroso nos 100m T37 completaram as medalhas do brasil no dia

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

O Brasil conquistou a medalha de bronze no feminino após derrotar a Argentina por 56 a 28. Perla Assunção foi a cestinha do jogo com 18 pontos.


BADMINTON

O Brasil faturou a sprimeiras medalhas no badminton no WH1-WH2 com Daniela Souza/Ana Gomes ficando com a prata e  Maria Gilda Antunes/ Auricelia Evangelista com o bronze. 

O Brasil está em seis finais em Santiago. No SL4, Rogério Oliveira vai enfrentar Maximiliano Ávila (MEX), na SU5, Roberto Rodrigues pega Manuel Pargas (CUB);no SU5, Mikaela Almeida enfrenta Diana Rojas (PER), Além de finais  brasileiras entre Abinaceia Silva e Kauana Beckenkamp (SL3) e Duda Oliveira e Ana Carolina Reis (SL4) e Marcelo Conceição/ Julio Cesar Godoy e Renato Cano e Edmar Barbosa (duplas WH1 e WH2).


BOCHA

O Brasil avançou para as semfinais nas três disputas por equipes da Bocha. No BC1/BC2, o Brasil encara a Argentina por uma vaga na final; no BC3, o rival é o Peru e no BC4, o adversário será a Colômbia. As semifinais e a final das três disputas serão neste sábado (25)


CICLISMO PISTA

Mais duas medalhas foram conquistadas pelos ciclistas brasileiros nesta sexta em Santiago. Lauro Chaman foi ouro na perseguição C4-5 4000m e Bianca Garcia foi bronze na categoria da B (atletas cegos ou baixa visão) da perseguição 1000m.


GOALBALL

O time masculino do Brasil venceu os Estados Unidos por 12 a 2 e conquistou o ouro com direito a cinco gols de Dantas. O título dava vaga  para Paris-2024, mas como o país já estava classificado, os Estados Unidos ficaram com a vaga. As meninas conseguiram o bronze após golear a Argentina por 10 a 0, com cinco gols de Danielle Longhini. 


NATAÇÃO

Matheus Rheine e Wendell Belarmino fizeram dobradinha nos 400m livre S11. Douglas Matera ganhou mais uma após vencer os 200m medley S12 e com direito a recorde parapanamericano, fazendo a marca de 2:24.19. 

Quem também somou mais um ouro em Santiago-2023 foi Gabriel Araújo, que venceu os 100m livre S2 com o tempo de 1:56.61, melhor tempo da competição. Outra nadadora que bateu recorde parapan foi Mayara do Amaral, que venceu os 50m borboleta S6, com o tempo de 38.10s, fazendo dobradinha com Laila Suzigan.

Já a tarde, Laila quebrou o recorde parapanamericano dos 100m livre da classe S6, enquanto participava da final da classe S7 e terminou na quarta posição. No S5, Lidia Vieira foi prata e bateu o recorde parapan da sua classe.

O primeiro ouro da tarde veio com Samuel Oliveira, o Samuca, que fechou o Parapan com ouros em todas as provas que disputou (7), vencendo os 100m livre S5 e fazendo dobradinha com seu primo Tiago de Oliveira.

Nos 100m livre S9, Mariana Gesteira quebrou o recorde da competição com o tempo de 1:02.26 e ficou com o ouro. Na mesma prova, Cecília Araújo foi bronze. Ainda na mesma classe, mas no 50m masculino, Vanilton Filho foi ouro e Andrey Ribeiro, prata.

A disputa dos 100m borboleta S14 teve Ana Soares levando o seu quarto ouro em Santiago-2023. Logo depois, na mesma prova, Gabriel Bandeira conquistou o seu quinto ouro em cinco provas e ainda quebrou o recorde parapan com o tempo de 54.63.

A natação foi finalizada com a prova do 4 x 100m livre 34pts e o Brasil ganhou ouro com equipe formada por Mariana Gesteira, Talisson Glock, Cecília Araújo e Phelipe Rodrigues. Assim, o país fechou com 67 ouros na modalidade.


TAEKWONDO

Silvana Cardoso ganhou no -57kg após não tomar conhecimento da mexicana Elsa Koyama e vencer o combate por 38 a 1. Pela categoria -65kg, Ana Silva venceu a também mexicana Daniela Martiz por 12 a 5 e foi mais uma a ficar com o ouro. Já no masculino, Nathan Torquato venceu a categoria -63kg depois de derrotar o dominicano Geraldo Castro por 18 a 16.

Larissa Lopes foi bronze na categoria -57kg após vencer a também brasileira, Elisangela Matias por 11 a 5. Leyliane Ramos também levou o bronze, mas na categoria -65kg, onde empatou com Yerly Martinez em 14 a 14, mas levou a melhor no desempate. O último bronze foi de Carlos Coelho no -70kg,  após vencer o colombiano Cristian Peña, por 31 a 29.


TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

No duelo brasileiro pelo bronze no quad masculino, melhor para Leandro Pena, que venceu Ymanitu Silva por 2 sets a 1 (6/2 e 7/6). A segunda medalha do dia do Brasil no saibro foi com Gustavo Carneiro e Daniel Rodrigues, que foram prata ao perder para Ezequiel Casco e Gustavo Fernandez  (ARG) na final das duplas. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar