Últimas Notícias

Confira as vagas paralímpicas que o Brasil conquistou no Parapan em Santiago

Ana Patrícia /CPB

Os Jogos Parapan-americanos de Santiago encerraram-se no último domingo e além do recorde de medalhas conquistadas, o Brasil conquistou nove vagas paralímpicas em quatro das oitos modalidades que classificavam para os Jogos de Paris: bocha, tênis de mesa, tiro esportivo e tiro com arco. 

os destaques negativos foram o goalball feminino, que não conseguiu a classificação olímpica e as equipes de basquete em cadeira de rodas, que não conseguiram nem se classificar para o pré-paralímpico, o que não foi o caso do rugby em cadeira de rodas, que com o inédito bronze se classificou para o pré, que distribui as últimas vagas da modalidade para os Jogos de Paris.

Confira baixo as vagas conquistadas pelo Brasil em Santiago:


- Bocha

Equipe BC1/BC2 - Andreza Vitória, Iuri Tauan e Maciel Santos conquistaram o ouro em Santiago e também a vaga paralímpica, que é do país, que definirá os critérios para as três vagas posteriormente. Mas os três são os melhores em suas classes - Andreza é campeã mundial no BC1 e Maciel Santos é medalhista paralímpico no BC2 - e devem ser os representantes do Brasil em Paris.


- Tênis de mesa

Todos medalhistas de ouro nos torneios individuais garantiram vaga em Paris. Foram eles: Thiago Gomes (classe 11), Cláudio Massad (classe 10), Paulo Salmin (classe 7) e Luiz Manara (classe 8) no masculino e Danielle Rauen (classe 9) e Marliane Santos (classe 3). Outra brasileira já classificada para o tênis de mesa em Paris é Bruna Alexandre.

Cris Mattos/CPB

- Tiro com arco

Eugênio Franco, o mais velho da delegação brasileira, levou o ouro na categoria W1 (atletas com deficiências graves em três ou quatro membros) e garantiu vaga em Paris. Eugênio, que fará 64 anos em dezembro, disputará sua primeira paralimpíada.


- Tiro esportivo

Alexandre Galgani ficou com o ouro no R4 misto 10m carabina de ar em pé SH2 (Atiradores de carabina que não possuem habilidade para suportar o peso da arma com os braços e precisam de suporte para a arma) e se garantiu em Paris. Ele vai para sua segunda paralimpíada da carreira - a primeira foi em Tóquio.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar