Últimas Notícias

É Ouro! Brasileiros brilham e levam o ouro por equipe masculina no Taekwondo; Feminino é Bronze

Brasileiros erguem bandeira do país na conquista do ouro por equipe no Taekwondo. - Foto: Gaspar Nóbrega/COB


Santiago 2023 realizou pela primeira vez a competição por equipes de Taekwondo em Jogos Pan-Americanos. Nesta terça-feira (23) os atletas voltaram às lutas na capital chilena, para a disputa da modalidade TK3, com destaque para as equipe brasileiras que conquistaram duas medalhas, sendo um ouro incrível com a equipe masculina, e uma medalha de bronze com a equipe feminina.


A competição por equipes no Taekwondo, também chamada de TK3, segue as mesmas regras das lutas no individual, no entanto, dos três rounds disputados temos o 1º de três  minutos, sendo um minuto para cada atleta, lutando contra oponente de peso compatível - mais leve contra mais leve, médio contra médio e mais pesado contra mais pesado.

 

No 2º e no 3º round os técnicos podem trocar de atleta por qualquer outro da equipe, quando quiserem, independente do peso que compete. Outro detalhe é que o peso somado dos três atletas não podem ultrapassar 235kg no masculino e não podem ultrapassar 200kg no feminino.

 

Na disputa masculina, a equipe formada por Netinho, Paulo Melo e Maicon Andrade fez a sua estreia contra a argentina e teve dificuldades para sair com a vitória por 101 a 95 e garantir vaga nas quartas de final. O adversário por uma vaga nas semifinais foi a forte equipe de Cuba e com uma virada incrível no final da luta, os brasileiros garantiram a vaga na próxima fase e uma medalha ao vencer por 76 a 70.

 

Nas semifinais os brasileiros tiveram pela frente a equipe do Equador. A equipe do Brasil foi melhor em toda a disputa e venceu após desistência dos equatorianos quando o placar marcava 67 a 37. A decisão foi contra o Chile, que mesmo apoiados pela torcida da casa não conseguiram equilibrar a luta, amplamente dominada pela equipe brasileira, que garantiu o ouro na estreia da modalidade no Pan.

 

Surte+: Confira o que vem pela frente nos Jogos Pan-Americanos com o Guia Completo do Surto!

 

Já o time feminino, formado por Sandy Macedo, Maria Clara Pacheco e Caroline Santos garantiu a medalha de bronze na nova modalidade pan-americana. Elas estrearam com vitória sobre o Equador por 64 a 37 e garantiram vaga nas semifinais ao vencer o Chile, que interrompeu a disputa após estarem pedendo por 57 a 16.

 

No combate que valia vaga na final, as brasileiras fizeram uma batalha de igual para igual com o México mas acabou superada no detalhe por 61 a 60 e ficaram fora da decisão, no entanto, puderam comemorar a medalha de bronze assegurada por chegar às semifinais.


2 Comentários

  1. Parabéns pelo brilhante comentário.

    ResponderExcluir
  2. Esses Brasileiros sempre nos orgulhando, agora é a vez do Taekwondo Ouro no masculino e Bronze no feminino. Postagens sensacionais que nos informám e orientam.

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar