Últimas Notícias

Presidente da World Athetics elogia Mundial e incentiva candidatura olímpica de Budapeste

Mundial de Atletismo em Budapeste foi bastante elogiado por Sebastian Coe - Bernadett Szabo / Reuters

 

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, encorajou Budapeste a concorrer como sede em algum dos próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que estão por vir, depois de um Campeonato Mundial de Atletismo na capital da Hungria, que estabeleceu "um novo patamar" na competição mundial. 

 

Pensa-se que a Hungria irá provavelmente reacender o seu interesse em organizar os Jogos pela primeira vez em 2036, embora nesta fase o Governo afirme que não se comprometeu oficialmente com isso. Anteriormente, fracassou nas candidaturas para 1916, 1920, 1936 e 1960.

 

Uma proposta para 2024 foi cancelada depois que a organização civil Momentum Movement conseguiu assinaturas suficientes para um referendo dos residentes de Budapeste, no entanto, a cidade surgiu como destino de grandes eventos desportivos, dos quais o último foi o Campeonato Mundial de Atletismo no novo Centro Nacional de Atletismo.

 

Sebastian Coe, presidente da World Athletics e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), que liderou uma candidatura bem-sucedida de Londres para sediar as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2012, expressou sua convicção de que Budapeste seria um forte candidato para sediar a edição de 2036.

 

“Posso falar em nome do atletismo e é claro que vimos a mais alta qualidade de desempenho e entrega na competição. Esta é uma cidade ambiciosa e um país ambicioso. Não tenho motivos para duvidar que eles apresentariam uma proposta muito aceitável de ser considerada através do atual processo de candidatura do COI. Eu os encorajaria”, disse Coe.

 

Pelo menos 10 países estão interessados em sediar as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2036, no entanto, tal como aconteceu com Brisbane para 2032, deverá ser atribuído de acordo com a nova abordagem do COI, segundo a qual a sua futura Comissão Anfitriã identifica e propõe o seu candidato preferido ao Conselho Executivo, que pode então iniciar um diálogo direcionado.

 

Mais de 400 mil ingressos foram vendidos para o Campeonato Mundial de Atletismo em Budapeste, e foram relatados números de audiência televisiva de mais de um bilhão de pessoas. Foi o primeiro Campeonato Mundial em que os direitos de sede foram concedidos durante a presidência de Coe, que começou em 2015.

 

"Não consigo me lembrar de uma atmosfera melhor no Campeonato Mundial. Se vamos a um país, é sempre muito sensato encontrar ou escolher um primeiro-ministro que realmente goste de esportes, e em Viktor Orbán não poderíamos ter tido mais apoio tanto a nível local como nacional", disse Coe.

 

O Presidente da World Athletics revelou ainda que ocorreram discussões com o governo húngaro e o Instituto do Desporto para criar um centro permanente de excelência em treino do Atletismo Mundial no Centro Nacional de Atletismo. Coe disse ainda que Budapeste estabeleceu a referência para o Campeonato Mundial.

 

"Juntamente com o Comitê Organizador de Budapeste criamos um novo padrão para os nossos Campeonatos Mundiais outdoor daqui para frente. É o novo modelo. Vimos estádios lotados, o que cria uma atmosfera elétrica, tivemos o maior número de atletas participantes de todos os tempos, testemunhamos performances de cair o queixo e de roer as unhas e, como resultado, tivemos um grande público", disse ele.

 

Sebastian Coe finalizou dizendo que a inovação tem sido uma força motriz para os novos campeonatos mundiais, abrangendo desde uma praça de medalhas onde os atletas são tratados como estrelas do rock, até a entrega de medalhas aos treinadores, marcas marcantes que podem ser vistas por toda a cidade e uma visão clara de sustentabilidade, um legado que vai muito além de uma competição de nove dias.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar