![]() |
Foto: Divulgação/Volleyball World |
O Brasil venceu a Bulgária nesta terça (19) por 3 a 2, em jogo emocionante válido pela terceira rodada do Pré-Olímpico feminino de vôlei, em Tóquio, no Japão;. A capitã Gabi foi a maior pontuadora da partida com 26 pontos e Thaísa foi a segunda com 19.
Com o tie-break, a seleção acabou deixando de levar os três pontos e somou dois na classificação do grupo B.O resultado tira o país da liderança do grupo, o deixando na terceira colocação, atrás de Turquia e Japão. As turcas sofreram também, mas venceram o Peru por 3 a 1, conseguindo somar os três pontos.
A partida parecia se encaminhar para um 3 a 0 tranquilo, assim como a Argentina fez contra a própria Bulgária, principalmente após o Brasil fazer 25 a 13 no primeiro set e abrir 21 a 16 no segundo. Mas as adversárias viraram o segundo set e depois o jogo em terceiro set de tirar o fôlego.
Com algumas mudanças, Zé Roberto conseguiu deixar a seleção no jogo, empatou a partida e virou de volta no tie-break. O próximo jogo é amanhã às 04h contra Porto Rico
O time iniciou o jogo com Roberta, Thaísa, Júlia Bergmann, Gabi, Carolana e Kysy, com Nyeme de líbero.
1ºset
Mesmo com um ace de Gabi logo no segundo ponto, o set começou pegado com direito a Bulgária perdendo um desafio de toque na rede e o Brasil fez 7 a 3 de início. A seleção chegou a abrir 10 a 5, mas as búlgaras conseguiram uma boa reação e diminuíram para 10 a 9, levando Zé a pedir tempo.
A parada funcionou e as brasileiras empilharam três pontos seguidos, deixando o placar em 13 a 10, fazendo o pedido de tempo mudar de lado. Com ajuda do bloqueio e erros europeus, o Brasil aumentou a vantagem para 18 a 12 e a Bulgária queimou sua segunda parada.
Se tem Carolana, tem porta fechada 🧱#VoleiNoSporTVhttps://t.co/XLz2nE0KUN
— QG do Vôlei (@QGdoVolei) September 19, 2023
Thaísa estava impossível no bloqueio e assim levou a seleção até o set point em 24 a 13 e um ataque búlgaro pra fora encerrou o set em 25 a 13. No total, foram quatro pontos de bloqueio só na primeira parcial.
2ºset
O Brasil começou colocando uma pequena vantagem de 7 a 4 no placar e viu a Bulgária diminuir a diferença para um ponto. As brasileiras seguraram a reação, voltaram a diferença para três pontos e as adversárias pediram tempo com 9 a 6.
A parada deu certo e elas empataram em 9 a 9. Porém, com um belo saque, Gabi acertou um ace e colocou o marcador em 11 a 9. O jogo passou a ficar truncado, embora se mantivesse a diferença de dois pontos, a bola caia na quadra adversária com mais dificuldade, então saque e o bloqueio passaram a fazer mais diferença.
Foi com o uso bloqueio duplo, que o Brasil conseguiu voltar a aumentar a diferença e levou o jogo para 19 a 15, exigindo pedido de tempo por parte da Bulgária. Elas conseguiram diminuir pra 21 a 19 e Zé pediu tempo.
Mesmo assim, isso não freou as búlgaras, que empataram em 21 a 21 e logo depois, elas viraram com um ace, levando o técnico brasileiro a gastar o seu segundo pedido de tempo o mais rápido possível. Forçando o saque, elas conseguiram fechar o set em 25 a 22 e empataram o jogo.
3ºset
As búlgaras voltaram no mesmo ritmo do final do segundo set e abriram de cara, 6 a 3 na terceira parcial. O Brasil parecia estar nervoso e Zé fazia inversões, tirou Tainara - que não entrou bem - e colocou Rosamaria, além de pedir tempo com 9 a 4 para a Bulgária no placar. Durante a parada, o técnico pediu para que o cinegrafista se afastasse para ter privacidade para conversar com Roberta.
Depois de um pouco de luta somada com a liderança de Thaísa, a seleção conseguiu retomar o rumo na partida e empatou o set em 12 a 12 e com ajuda do bloqueio virou para 14 a 12, exigindo que a Bulgária parasse o jogo.
BLOCK da Rosamaria? Temos! 🧱#VoleiNoSporTVpic.twitter.com/CdVrqZVh5b
— QG do Vôlei (@QGdoVolei) September 19, 2023
Assim como funcionou com o Brasil, o tempo funcionou com elas, que empataram em 17 a 17. Em ace de Yordanova, as búlgaras viraram de volta para 20 a 19 e abriram para 23 a 21. Reagindo na hora certa e com uma pancada de Gabi, a seleção empatou em 23 a 23.
Em um belíssimo rali, a Bulgária quase fechou o set, mas Nyeme deu uma puxeta para evitar a queda da bola, empatou em 26 a 26 e ainda virou na jogada seguinte em ataque de Gabi.
ESSE RALLY#VoleiNoSporTVpic.twitter.com/NLRdN9EAnD
— QG do Vôlei (@QGdoVolei) September 19, 2023
Porém, o Brasil não aproveitou o set point e as búlgaras fecharam o set com 29 a 27 em um ace, virando o jogo.
4ºset
Assim como os outros sets, esse também começou pegado. Ainda no início, com um erro de Júlia Bergman na recepção, Zé decidiu tirá-la e colocar Pri Daroit no jogo. Depois do sufoco inicial, o Brasil conseguiu abrir uma pequena vantagem de três pontos, em 13 a 10.
O bloqueio búlgaro resolveu funcionar e elas empataram em 15 a 15. Com ajuda da capitã Gabi, o Brasil abriu 18 a 15, mas logo as adversárias encostaram em 18 a 17 e Zé pediu para parar o jogo. Melhor depois da parada e com alguns erros do outro lado, a seleção abriu 23 a 20 e empatou o jogo após erro do saque adversário em 25 a 21.
5ºset
O Brasil começou bem, empolgado pela atuação no quarto set e abriu 3 a 0. A Bulgária tentou reagir, mas a seleção manteve a vantagem em 6 a 3. Com um bom ataque de Roberta, o time manteve a vantagem em 8 a 5.
A bola de segunda da Roberta 🤌#VoleiNoSporTVpic.twitter.com/R8mNyg8hLx
— QG do Vôlei (@QGdoVolei) September 19, 2023
Em um passe ótimo de Roberta pra Gabi na saída de rede, a capitã colocou a bola no chão búlgaro, aumentando a vantagem para cinco pontos. As europeias pareciam sentir o momento brasileiro e começaram a errar mais, fazendo a diferença ir para sete pontos.
O Brasil não aproveitou o primeiro match point após toque na rede de Natinha, mas no lance seguinte, Diana colocou a bola no chão ao receber no meio da rede.
Outras partidas
No primeiro jogo do dia, a Argentina venceu a Bélgica por 3 a 0, parciais de 25/21, 25/20 e 25/18. Já a Turquia teve dificuldades contra o Peru e venceu por 3 a 1, fazendo 25 a 18 no primeiro set e levando o empate em 27 a 25 no segundo. As turcas fizeram 25 a 17 no terceiro e estavam perdendo o quarto set, até que Vargas entrou no jogo para decidir e fazer 29 a 27.
O último jogo do dia teve o Japão assumindo a liderança do grupo após fazer 3 a 0 em Porto Rico, parciais de 25/23, 25/21 e 25/13. As donas da casa vão para o primeiro lugar por terem vencidos todos os sets que disputaram.
0 Comentários