Últimas Notícias

Equipe de basquete do Sudão do Sul é recebida com festa após classificação para Paris 2024

Torcedores do Sudão do Sul recebem atletas e comissão técnica na capital Juba
Foto: AP/Samir Bol)

Quem diria que, depois de passar por um conturbado processo de independência do Sudão em 2011, 12 anos depois o país disputaria as Olimpíadas. Essa classificação histórica se deu após os sul-sudaneses vencerem a Angola, por 101 a 78, na Copa do Mundo de Basquete Masculino. Exatamente uma semana depois do resultado (9), os atletas desembarcaram no aeroporto da capital Juba, sendo recebidos calorosamente pela população.

A recepção contou com milhares de torcedores, que estavam envoltos na bandeira nacional, tocando buzinas e marcaram presença nas ruas da capital. Embora a festa pareça desproporcional em relação à conquista, vale destacar que a vibração se dá pelo contexto de luta do país, sendo o esporte um palco fundamental para a representatividade nacional. Para se ter ideia, com a independência em 2011, o país passou a ter seu Comitê Olímpico reconhecido apenas em 2015.

Para Chol David, um torcedor apaixonado de 22 anos, a classificação foi histórica. "O mundo nos conhece", disse ele.

Para além da camada popular, o próprio governo do país se manifestou. O presidente do país, Salva Kiir, encontrou pessoalmente os jogadores e toda a comissão técnica para parabenizá-los pelo feito. Ainda, de maneira institucional, o governo classificou a qualificação olímpica como uma "conquista notável".

A disputa dos Jogos Olímpicos de Verão de Paris começa em julho de 2024. Até lá, cabe a seleção do Sudão do Sul se preparar para, quem sabe, voltar ao país com um novo motivo para comemorar.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar