![]() |
Foto: KYOTO |
Atualizado às 12:58
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) decidiu nesta sexta-feira (29), em Manama (BRN), levantar parcialmente a suspensão da Rússia de Belarus.
A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral da entidade na capital barenita.
Os russos foram suspensos antes do Rio 2016 por causa do escândalo de doping estatal no país e, após competir como Comitê Paralímpico Russo em Tóquio 2020, foram excluídos de todas as competições paralímpicas no final de 2022 em virtude da invasão à Ucrânia.
A suspensão russa foi retirada em uma votação. 74 contra a manutenção da suspensão total e 65 a favor, com 13 abstenções.
Após uma pausa, foi definido também na Assembleia, com total de 90 votos a favor da suspensão parcial e 56 contra (6 abstenções), que os atletas do país poderão competir apenas como atletas neutros e individuais. Ou seja, não disputarão as provas com equipes.
O país não compete como Rússia e sob a sua bandeira desde Londres 2012.
Os Jogos Paralímpicos acontecerão entre 28 de agosto e 8 de setembro.
Belarus também é liberada para competir como neutra
Assim como a Rússia, Belarus foi liberada nesta sexta-feira para competir nos Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris.
O país, aliado da Rússia na invasão à Ucrânia, também foi suspenso no final de 2022.
Na votação realizada na Assembleia Geral, foram 79 votos para suspender parcialmente contra 57 para suspender totalmente.
Como os russos, poderão competir apenas individualmente e como atletas neutros na capital francesa.
0 Comentários