Últimas Notícias

Copa do Mundo de Basquete: História, programação e onde assistir

FIBA/Divulgação


A Copa do Mundo de basquete masculino começa na próxima sexta (25) no Filipinas, Japão e Indonésia, que além de coroar o campeão mundial, vai conceder sete vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. E o Brasil está nessa briga, e aqui você acompanha tudo sobre a história da competição, os locais, o caminho do Brasil e onde os jogos passarão. confira: 


História

 A primeira edição da Copa do mundo de basquete foi em 1950, na Argentina, com o título ficando com os donos da casa. E está será a décima nona edição do campeonato, que tem Estados Unidos e a extinta Iugoslávia como maiores campeões com cinco títulos cada. O atual campeão é a Espanha, que venceu a Argentina na edição disputada na China em 2019, seu segundo título - o outro foi em 2006.

O Brasil é bicampeão mundial de basquete, conquistado de forma seguida em 1959 e 1963, com a geração de ouro de Amaury Pasos, Wlamir Marques, Rosa Branca, Algodão e cia. O Brasil ainda tem um vice em  1954 e 1970 e um bronze em 1967 e 1978. O Brasil é o lado dos Estados Unidos, as únicas seleções que disputaram todos os mundiais de basquete.


A Espanha é a atual campeã mundial e vai tentar defender o seu título (Foto: FIBA)

Local

Será a primeira vez que a Copa do Mundo terá três sedes: Japão, Filipinas e Indonésia, mas apenas os dois primeiros participarão da competição. A seleção da Indonésia não conseguiu a vaga de país sede por atingir os critérios técnicos exigidos pela FIBA durante a Copa da Ásia de basquete.

Os grupos A a D serão disputados na Filipinas, em Quezon City (A e B) e Manilla (C e D). Os grupos E e F serão no Japão, na cidade de Okinawa e os grupos G e H serão em Jacarta. A fase final será em Manilla.

A Copa do Mundo tem como embaixadores globais o argentino Luis Scola, o espanhol Pau Gasol e o estadunidense Carmelo Anthony.


Vagas olímpicas

Serão distribuídas sete vagas olímpicas nesta copa do mundo: Duas para as melhores seleções das Américas no campeonato, duas para as melhores seleções europeias - com exceção da França já classificada por país-sede, a melhor seleção africana, a melhor seleção asiática e a melhor seleção da Oceania. Teremos disputas de quinto a oitavo e de décimo sétimo a trigésimo segundo para definir exatamente todas as vagas.

Quem não conseguir a vaga olímpica na copa do mundo já se classifica automaticamente para o pré olímpico mundial, que será disputado em junho de 2024.


Brasil

O Técnico Gustavo di Conti teve um caminho difícil para classificar o Brasil. A vaga veio na última rodada, em um jogo contra os Estados Unidos que terminou com a vitória brasileira e a vaga para o mundial. 

O Brasil ficou no grupo G, ao lado da atual campeã Espanha, Costa do Marfim e Irã. Os dois melhores avançam e enfrentam os dois melhores do grupo H (França, Canadá, Letônia e Líbano).

O único desfalque do Brasil na Copa do mundo é o pivô Lucas Mariano, que foi pego em um exame antidoping e está suspenso preventivamente.  A lista de convocados para o mundial é esta:

Armadores: Marcelinho Huertas (jogador mais velho do mundial com 40 anos) , Yago, Raulzinho e Georginho

Alas: Vitor Benite, Gui Santos e Léo Meindl

Pivôs: Lucas Dias, Bruno Caboclo, Tim Soares, Felipe do Anjos e Cristiano Felício


Tabela da primeira fase (todos os jogos serão na Indonesia Arena em Jacarta, na Indonésia)

26 de agosto

6:45: Brasil x Irã

28 de agosto

10:30: Brasil x Espanha

30 de agosto

6:45: Brasil x Costa do Marfim


Transmissão

A Copa do Mundo de basquete masculino será transmitida com exclusividade pelos Canais ESPN e Star+. A FIBA tem seu próprio serviço de streaming de transmissão, o 'courtside 1891' que se pode assistir os jogos pagando uma taxa


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar